Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Claro e Previneo estruturam gestão de riscos psicossociais e antecipam exigências da NR-01

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ELIZABETH AUGUSTA CARVALHO MATIAS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Rodrigo Fernandes, VP de RH da Claro - Divulgação Rodrigo Fernandes, VP de RH da Claro - Divulgação

Projeto "Claro Saúde Integral" mapeia fatores de saúde mental e comportamento no ambiente corporativo

A operadora Claro se posiciona entre as primeiras grandes empresas a testar, na prática, as exigências do Programa de Gerenciamento de Riscos previsto na norma.

Enquanto a maior parte das empresas brasileiras ainda discute como adaptar seus processos às novas exigências da Norma Regulamentadora nº 01, a Claro decidiu testar, na prática, um modelo estruturado de avaliação e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Em parceria com a Previneo, a operadora conduziu, entre abril e agosto de 2025, um projeto de saúde ocupacional “Claro Saúde Integral” que combinou tecnologia, confidencialidade médica e leitura granular dos riscos por área, antecipando pontos centrais que passam a ganhar força com a atualização da norma.

A NR-01 estabelece as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho e tornou obrigatório o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Com a atualização publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em agosto de 2024, a norma passou a explicitar a necessidade de identificação, avaliação e controle também dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho, como estresse crônico, sofrimento mental e fatores organizacionais que afetam a saúde dos colaboradores. O texto consolidado está previsto para entrar em vigor em maio de 2026.

Foi nesse contexto que a Claro estruturou o projeto “Claro Saúde Integral” com a Previneo. A empresa aplicou um questionário com mais de 70 perguntas a cerca de 40 mil colaboradores no país, com taxa de resposta de 30%. A ferramenta permitiu mensurar o nível de risco psicossocial por área, a partir de até dez elementos avaliados, oferecendo uma leitura que vai além das pesquisas tradicionais de clima organizacional.

Rinaldo Guazzelli, COO da Previneo, afirma que a iniciativa funcionou como um ensaio prático daquilo que a NR-01 passará a exigir de forma explícita. “A plataforma que desenvolvemos auxilia no mapeamento de riscos da saúde mental e física dos colaboradores. É um ensaio para a implantação da NR-01, que passa a exigir a medição dos riscos psicossociais. No caso da Claro, o mapeamento trará subsídios para viabilizar planos de ação ainda mais assertivos”, diz. Segundo ele, o trabalho foi desenvolvido com a participação do doutor Carlos Augusto Maranhão de Loyola, psiquiatra clínico e forense com vasta experiência em perícias trabalhistas, e contou com equipes médicas das duas organizações.

Um dos pontos centrais do desenho foi a governança do processo. Os resultados não são individualizados nem acessados pela área de gestão de pessoas. As respostas são tratadas de forma confidencial e os dados consolidados são encaminhados exclusivamente ao corpo médico da empresa, que passa a ter subsídios técnicos para ações de prevenção, acompanhamento e promoção da saúde ocupacional. O objetivo, segundo a Previneo, é proteger a privacidade dos respondentes e, ao mesmo tempo, oferecer à organização um radar estruturado de riscos psicossociais para compor o PGR.

Além da identificação dos fatores de risco psicossocial, relacionados ao controle sobre o trabalho, relacionamentos, demanda, entre outros, foram avaliados também a saúde mental e risco de comportamentos aditivos, como a ludopatia, tema que ganhou relevância nas áreas de gestão de pessoas com a expansão das apostas online no país. “A ludopatia é hoje uma questão sensível para o RH e um desafio de saúde pública. Sem diagnóstico estruturado, as empresas ficam sem instrumentos para agir”, afirma Rinaldo.

Na Claro, os resultados indicaram baixo risco na dimensão de saúde mental e nenhum caso classificado como de alto risco. Apenas alguns poucos locais apresentaram risco psicossocial médio na dimensão “Controle”.

Para Rodrigo Fernandes, vice-presidente de Recursos Humanos da Claro, a iniciativa da companhia é com o cuidado integral dos colaboradores e com decisões baseadas em evidências. “Saúde mental é um tema estruturante para a sustentabilidade das organizações e para a qualidade de vida das pessoas. Ter instrumentos que permitem enxergar a realidade com profundidade nos ajuda a agir de forma responsável, preventiva e contínua”, afirma.

Segundo Rodrigo Fernandes, os dados também qualificam o debate interno. “Os resultados indicam risco baixo em saúde mental, o que é relevante, mas também mostram a importância de diferenciar fatores organizacionais de questões pessoais ou familiares, que muitas vezes estão na origem dos afastamentos. Informação estruturada nos permite sair do campo da percepção e avançar para a gestão baseada em evidências”, diz.

Seguindo o posicionamento da empresa de promover a saúde integral dos seus colaboradores, além do mapeamento psicossocial, a iniciativa incluiu um assessment de saúde voltado aos executivos, que reforçou a importância do autocuidado e da prevenção como pilares essenciais para uma liderança sustentável e consciente. O levantamento teve alta taxa de adesão e permitiu identificar oportunidades de prevenção, como a atualização de exames de rastreamento e o encaminhamento de casos que demandavam acompanhamento médico.

Segundo a Claro, os executivos com exames pendentes já estão sendo acompanhados e a companhia pretende, a partir de 2026, utilizar a inteligência artificial para orientar ações preventivas de forma mais assertiva a partir do cruzamento dos dados da NR-01 com pesquisas de clima organizacional e outras ferramentas de experiência do colaborador. “Foi um projeto piloto e queremos dar continuidade para fortalecer a cultura de saúde e cuidado de forma estruturada, cada vez mais apoiada em dados, tecnologia e decisões conscientes”, afirma Rodrigo Fernandes.

O movimento ocorre em um cenário em que os afastamentos por transtornos mentais ganham peso no mercado de trabalho brasileiro. Dados do INSS mostram que, em 2023, mais de 288 mil benefícios por incapacidade foram concedidos em todo o país por transtornos mentais e comportamentais.

Ao mesmo tempo, a NR-01 tem alcance amplo. Segundo a PNAD Contínua, o Brasil encerrou 2024 com cerca de 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, contingente diretamente impactado pelas exigências do PGR.

Ao estruturar um modelo de diagnóstico e gestão de riscos psicossociais antes da vigência plena da norma, a parceria entre Claro e Previneo ilustra como grandes organizações começam a incorporar a saúde mental ao mesmo nível de formalização que outros riscos ocupacionais, inserindo o tema no centro da gestão e da governança corporativa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar