Nova lei fortalece relação entre seguradoras, corretores e clientes no mercado de seguros
O mercado de seguros brasileiro já conta com uma nova legislação. A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e em vigor desde o final de 2025, estabelece oficialmente um novo marco legal para o setor. Ela consolida juridicamente práticas já adotadas pelo setor há anos. O que antes estava disperso entre o Código Civil e o Decreto-Lei 73/1966 ganha forma em um sistema normativo mais moderno e claro, que traz mais segurança, contratos mais objetivos e maior equilíbrio entre seguradoras, intermediários e segurados.
A nova lei é vista também como um marco na proteção do consumidor de seguros privados no Brasil e se estabelece na consolidação de princípios como boa-fé, transparência e ética nas relações contratuais. Ela exige que coberturas, exclusões e riscos sejam comunicados de maneira objetiva e inequívoca. Em caso de conflito ou ambiguidade entre os documentos, a interpretação mais favorável será sempre aplicada em benefício do segurado, do beneficiário ou do terceiro lesado.
Para Henrique Géo Machado, superintendente Brasil de Contas Estratégicas da Pottencial Seguradora, empresa líder no mercado brasileiro de Seguro Garantia e vice-líder em Seguro Fiança Locatícia, "se antes a previsibilidade contratual e a clareza das cláusulas eram boas práticas, agora são determinações legais, reforçando um ambiente com menos ambiguidades, menos margem para interpretações divergentes e mais segurança para todas as partes envolvidas. Além disso, reforça as responsabilidades de corretores e estipulantes. Antes tratadas de forma indireta pela jurisprudência e por normativos setoriais, agora essas atribuições estão formalmente previstas".
Para as seguradoras, as mudanças não alteram a essência da operação do mercado brasileiro. Pelo contrário, oficializa boas condutas que muitas seguradoras já adotavam. "A nova legislação reforça valores que empresas sérias já praticam: integridade, clareza e foco no cliente. Consolida o papel de cada ator e fortalece as relações dentro do ecossistema de seguros", conclui Machado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário