Carnaval é feriado ou dia normal de trabalho? Entenda as regras
Apesar de ser uma das principais expressões da cultura brasileira, festividade não é feriado nacional
O Carnaval, embora represente uma das principais manifestações da cultura brasileira, não é considerado feriado nacional. A folia, neste ano celebrada entre os dias 16 e 18 de fevereiro, é ponto facultativo, ou seja, trabalhadores têm direito à folga apenas se houver previsão estadual ou municipal, como no caso do Rio de Janeiro, acordo coletivo ou concessão por parte das organizações. Para os servidores públicos e bancários não há expediente.
De acordo com Adriana Pinton, advogada especializada em Direito Trabalhista e sócia do Granadeiro Guimarães Advogados, as empresas têm direito a convocar colaboradores durante a data.
“Contudo, se uma empresa, por liberalidade, concedeu estes dias como folga em anos anteriores, por ser uma condição mais benéfica aos trabalhadores, os empregados passam a ter direito à manutenção desta folga”, explica.
A advogada ainda destaca que, embora não seja feriado nacional, trabalhadores e empregadores podem negociar livremente uma compensação dos dias de Carnaval, ou a partir de normas coletivas que determinam que a negociação da compensação seja feita diretamente com o sindicato.
Entretanto, mesmo que haja uma norma coletiva prevendo o descanso no período, a depender da atividade da empresa e da função do empregado, poderá haver a convocação para o trabalho.
“São exemplos de situações que podem levar à convocação: serviços essenciais (hospitais, coleta de lixo, transporte coletivo, etc.); situações de manutenção preventiva e emergencial. Geralmente, quando há a previsão de folga, a própria norma coletiva já traz as exceções em que poderá haver a convocação. Nesse caso, a norma costuma determinar que haja a concessão de uma folga compensatória ou o pagamento de hora extra”.
Caso o trabalhador falte e não apresente uma justificativa legal - atestado ou qualquer outra forma elencada no art. 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ou norma coletiva - além do desconto do dia em que esteve ausente, a empresa poderá descontar também o descanso semanal remunerado e, até mesmo, aplicar uma punição disciplinar (suspensão, advertência).
“Por isso, o diálogo entre empresa e empregados é a melhor forma de se evitar conflitos. Com planejamento, a empresa pode adotar um calendário de compensação anual, mediante negociação com o Sindicato. Assim, é possível programar todas as folgas, o que acaba por motivar os trabalhadores”, afirma Adriana.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário