Brasil,

TJ-RJ decide sobre golpes com boletos e alerta mercado e consumidores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Davi Holanda, fundador e CEO do Jota_Crédito de imagem Luciano Alves Davi Holanda, fundador e CEO do Jota_Crédito de imagem Luciano Alves

Pensando no risco cotidiano que consumidores e clientes ficam expostos, o Jota desenvolveu funcionalidade que aumenta o controle sobre cobranças via DDA

Boletos falsos e cobranças indevidas deixaram de ser exceção e viraram parte do risco cotidiano de quem paga contas no Brasil. Em meio a esse cenário, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu recentemente rejeitar uma ação que tentava responsabilizar os bancos por fraudes com boletos adulterados, entendendo que se trata de um “fortuito externo”, fora dos sistemas das instituições. Embora, por ora, essa decisão esteja restrita a um processo julgado no Rio de Janeiro, acende um alerta nacional: consumidores e empresas precisam redobrar a atenção, já que a conta do golpe tende a ficar cada vez mais com o pagador.

“Mesmo com o avanço do Pix, o boleto bancário continua sendo um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, principalmente para o empreendedor. Nesse volume e no ritmo acelerado do dia a dia, o golpe do boleto falso encontra espaço para se espalhar: golpistas enviam cobranças indevidas que imitam boletos legítimos, e um simples descuido na conferência das informações já é suficiente para que pessoas físicas e empresas paguem cobranças que não correspondem a uma relação real de consumo. Esse contexto torna ainda mais importante a existência de soluções que ajudem a identificar cobranças suspeitas e a reduzir os riscos”, comenta Davi Holanda, fundador e CEO do Jota, assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que funciona diretamente no WhatsApp.

Aliado cada vez mais com as necessidades do usuário Jota desenvolveu uma funcionalidade integrada ao DDA (Débito Direto Autorizado) que permite identificar e ocultar automaticamente boletos emitidos por CNPJs não reconhecidos ou com histórico de baixa confiabilidade. “Nosso propósito é economizar tempo e dinheiro dos clientes, e isso inclui nos antecipar quando identificamos um furo como este onde nosso público fica exposto a tentativas de golpes e pagamentos indevidos”, completa Davi. A solução cria uma camada adicional de organização e prevenção, reduzindo a exposição a cobranças indevidas sem impedir que o cliente visualize ou pague boletos legítimos, caso deseje.

“Mais do que discutir de quem é a responsabilidade, o Jota parte do princípio de agir. Se há uma brecha que expõe o cliente a risco, a gente se antecipa e cria uma solução para reduzir o impacto. Criamos um mecanismo que ajuda o usuário a tomar decisões melhores, com menos ruído e mais segurança no dia a dia financeiro”, finaliza o CEO do Jota.

Sobre o Jota:

O Jota é um assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que funciona diretamente no WhatsApp. Trazendo uma nova forma de se relacionar com o tempo e dinheiro dos brasileiros, o serviço reduz a complexidade e a burocracia das operações bancárias e otimiza ações do dia a dia. Por meio do Open Finance, o Jota permite que o usuário faça transferência usando outros bancos de maneira segura sem sair do Whatsapp - tudo podendo ser comandado por mensagem de áudio, texto ou imagens, dos pagamentos de boletos e Pix até geração de cobranças. Liderado por Davi Holanda, que teve passagem pela Pag Bank e também foi fundador da Bankly, no final de 2024, o Jota captou US$ 8,9M em uma rodada Seed liderada pela MAYA Capital e participação da HOF Capital - também investidora da Open AI, do Stripe e da Alter Global, com o intuito de simplificar a gestão e as operações financeiras para empreendedores e pessoas físicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar