Brasil,

Como eleições e instabilidade política afetam o setor de seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/ Adriane Sacramento
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O mercado de seguros, como um dos setores mais sensíveis ao ambiente macroeconômico, passa a adotar maior cautela com a aproximação das eleições presidenciais. O avanço da disputa aumenta a incerteza sobre os rumos da economia brasileira, com períodos marcados por maior volatilidade, diante da dificuldade de antecipar a condução da política fiscal, a trajetória da dívida pública e o cenário econômico pós-eleição. O assunto é tratado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) na Conjuntura nº 129.

Historicamente, o mercado de seguros depende da previsibilidade para gerir riscos, precificar produtos e administrar compromissos de médio e longo prazos. De acordo com a CNseg, a experiência de eleições anteriores mostra que o aumento da incerteza tende a provocar subidas e descidas mais intensas nos preços dos ativos, mesmo sem deterioração imediata dos fundamentos.

“O comportamento da taxa de câmbio é um dos canais mais sensíveis a esse contexto”, aponta a Confederação em sua Conjuntura nº 129. À medida que a eleição se aproxima, cresce a volatilidade especialmente nos meses que antecedem o segundo turno. Esse cenário também aparece no mercado de risco soberano: mesmo em eleições mais previsíveis, o Credit Default Swap (CDS) do Brasil costuma subir no período pré-eleitoral, indicando a presença recorrente do risco político. Em ciclos mais críticos, como o de 2002, essa alta foi mais intensa e persistente.

Esse conjunto de fatores também tende a pressionar as condições financeiras, com impacto sobre as curvas de juros, variável central para o equilíbrio de produtos de longo prazo e para o planejamento do setor.

A incerteza eleitoral também se reflete nas expectativas de inflação. Conforme a disputa avança, cresce a divergência entre as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sinalizando menor consenso sobre o cenário à frente. A depender do grau de instabilidade, essa dispersão das expectativas se estende para horizontes mais longos, ampliando a margem de erro das estimativas.

Para a CNseg, esse ambiente ganha relevância adicional diante das restrições fiscais à frente. A convergência às metas do arcabouço fiscal a partir de 2027 exigirá uma trajetória consistente de resultados primários e elevado grau de credibilidade institucional, independentemente da orientação do governo eleito.

Os impactos tendem a ser mais sensíveis em ramos de longo prazo, como Vida, Previdência e Capitalização, mais expostos às oscilações de juros e à reprecificação de ativos. Já na Saúde Suplementar, os efeitos se somam à dependência do mercado de trabalho e à dinâmica dos custos assistenciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar