Brasil,

Proteção em ambientes frios: o papel da tecnologia na segurança dos colaboradores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ediney Giordani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

ztrax/Divulgação ztrax/Divulgação

Empresas que operam com atividades em ambientes artificialmente frios, como câmaras frigoríficas em açougues, supermercados e indústrias alimentícias, galpões logísticos, precisam priorizar a saúde dos trabalhadores expostos a condições insalubres ou perigosas.

Fatores como tempo máximo de permanência, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e concessão de pausas para recuperação térmica são regulamentados pela legislação, mas o controle rigoroso desses detalhes representa um desafio para departamentos de RH e gestores, que buscam evitar passivos trabalhistas sem comprometer a produtividade.

Segundo Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax, empresa especializada em soluções de Real-Time Location System (RTLS), tecnologias de monitoramento em tempo real, como o chamado “kit pausa térmica”, permitem criar alertas automáticos sobre a localização e o tempo de permanência de colaboradores em áreas controladas trazendo garantias para tanto para a empresa quanto para o colaborador:

“Para os gestores de RH, esses dados facilitam o cálculo e a análise do trabalho de cada funcionário. Dependendo da função, há limites de exposição para prevenir riscos à saúde e problemas judiciais relacionados à insalubridade”, explica Lonzetti.

Em operações dentro de câmaras frigoríficas ou espaços similares, a proteção adequada contra o frio é essencial. Sem EPIs corretos, a atividade pode ser classificada como insalubre por meio de laudos de inspeção. Lonzetti cita um exemplo prático:

“Imagine que um colaborador precisa de cerca de 10 minutos para vestir os equipamentos antes de entrar na câmara fria. Se o sistema RTLS registra menos de cinco minutos no vestiário anterior, o gestor pode investigar se o procedimento foi seguido adequadamente. Itens como jaqueta térmica com capuz, calça impermeável, bota PVC e luvas exigem tempo para vestimenta correta, na pressa, algum detalhe pode ser negligenciado” diz Marcelo.

Com o RTLS, as empresas podem verificar automaticamente se as pausas são concedidas no tempo e local corretos, garantindo não apenas a segurança do colaborador, mas também a conformidade legal da organização.

Normas regulamentadoras definem o uso obrigatório de EPIs, limites de exposição a baixas temperaturas e rotas seguras para prevenir acidentes. Em ambientes extremos, como câmaras frias em operações portuárias ou navios (regulamentadas pela NR-29), temperaturas iguais ou inferiores a -18°C exigem indicação clara do tempo máximo de permanência e regimes alternados de trabalho e recuperação:

“É impraticável que gestores acompanhem pessoalmente cada colaborador e turno, além de ser totalmente ineficaz quando falamos em processos judiciais. A tecnologia RTLS assume essa função, fornecendo informações precisas e em tempo real e que podem ser comprovados e não burlados”, conclui Lonzetti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar