Gestão de riscos e compliance se tornam estratégicos para empresas
Nas organizações modernas, o desempenho consistente, a conformidade regulatória e a segurança das operações dependem diretamente da forma como os processos são modelados e executados. São eles que constituem o “DNA operacional” de qualquer empresa, pois é no fluxo das atividades, nas responsabilidades, nas interfaces e nas decisões que surgem tanto as oportunidades de controle quanto as vulnerabilidades.
Os processos são a base dos riscos organizacionais, na medida em que todo contratempo nasce de uma combinação de ação e de incerteza. Como são eles que descrevem o que deve ser feito, por quem e como, ali se encontram os pontos de decisão e há a possibilidade de erro, omissão, fraude ou inconsistência; falhas de comunicação, retrabalhos ou perda de dados; e as entradas e saídas de informações incorretas, incompletas ou não validadas. E ainda: quando os processos são dependentes de sistemas manuais, frágeis ou não integrados, apresentam mais chances para a inconsistência e falhas humanas.
Assim, não é possível identificar riscos reais analisando apenas documentos ou organogramas. Eles se manifestam dentro da execução do processo e os controles internos nascem como respostas às vulnerabilidades e são o retorno estruturado para mitigar esse desvio, sendo parte integrante e inseparável do método.
Toda organização precisa estar atenta ao tema e investir nessas iniciativas para a busca constante da excelência. No segmento de seguros e previdência, isso se torna ainda mais relevante ao entregarmos segurança para clientes em todas as etapas da gestão. No GBOEX, esses atributos estão ligados aos valores empresariais da empresa centenária, os quais também agregam solidez e tradição. É imprescindível que quem confia na marca conquiste tranquilidade em todas as situações. E os processos alinhados são parte indiscutível desse resultado.
Eles são o ponto central em que se localizam e se manifestam os riscos, os controles internos e o compliance. Todos são parte inseparável do fluxo de trabalho, formando um sistema interdependente, no qual qualquer iniciativa eficaz dessas ações ou auditoria de conformidade deve começar pelo mapeamento, análise e melhorias, fazendo com que a organização ganhe robustez, eficiência e capacidade de prevenir problemas antes que eles se materializem.
Gerente de Compliance, Controles Internos e Modelagem do GBOEX, Magali Ellwanger
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário