Moldando juntos as redes do amanhã: colaboração e inovação em foco
Por Guy Sucharczuk*
Ao refletir sobre minhas quatro décadas na indústria do cabo, sou tomado por um sentimento de gratidão — pelo privilégio de ter participado da criação de algumas dessas tecnologias que a norteiam. E hoje fico ainda mais entusiasmado ao pensar no que vem pela frente — tecnologias disruptivas e de ponta desenvolvidas por nossas equipes, como o 50G PON, a ampliação das velocidades de downstream do DOCSIS® 4.0 e soluções virtualizadas.
Uma das primeiras e mais importantes lições que aprendi — manter o foco no cliente — continua sendo um princípio fundamental até hoje. Nossas equipes estão totalmente focadas no cliente ao conceber, projetar e implementar nossos produtos e soluções de próxima geração. Além disso, estamos encontrando maneiras de aprimorar e otimizar nossos produtos legados para ajudar os clientes a enfrentar os desafios deste mercado em constante evolução e altamente competitivo.
Essas estratégias demonstram como colocamos nossos clientes em primeiro lugar — e continuaremos fazendo isso à medida que moldamos juntos as redes do amanhã.
Maximizar os investimentos em redes de acesso
Trabalhar em estreita colaboração com clientes me ensinou mais uma lição valiosa: tão importante quanto manter o foco no consumidor é compreendê-lo verdadeiramente; cada cliente possui objetivos de negócio, pressões competitivas, necessidades de infraestrutura e desafios únicos que precisam ser considerados para que tenha sucesso.
Temos plena consciência de que nem todas as redes de acesso são idênticas, em razão de fatores como geografia, idade da rede e número de domicílios atendidos. Rejeitamos categoricamente a abordagem de “solução padronizada” quando se trata de atualizações e aprimoramentos de redes de acesso.
Em vez disso, concentramos nossos esforços no desenvolvimento de um portfólio equilibrado de produtos e soluções que dê suporte a qualquer cenário comum de upgrade de rede de acesso que o cliente decida implementar. Essa flexibilidade permite atender os clientes onde eles estão — e ajudá-los a chegar aonde desejam.
Essa abordagem foi concebida para maximizar os investimentos de nossos clientes em redes de acesso, ao mesmo tempo em que atende a seus objetivos específicos de negócio. Por exemplo, clientes que não têm planos imediatos de migrar para o DOCSIS 4.0 podem escolher entre diversos caminhos para expandir o desempenho da rede, aproveitando seus ativos existentes.
Um desses caminhos pode ser o aumento da largura de banda do canal de retorno, por meio da transição de uma divisão de frequência mid-split para high-split. Para viabilizar isso, amplificadores são projetados com módulos plug-in, que permitem uma reconfiguração simples dos equipamentos para suportar a expansão do upstream, eliminando a necessidade de substituição. Outro caminho possível, o D3.1Enhanced (D3.1E), amplia a capacidade máxima de downstream OFDM de dois canais para até cinco canais em uma rede DOCSIS 3.1 com high-split. Isso eleva a velocidade máxima possível dos planos de serviço downstream para assinantes de 1–2 Gbps para 4–6 Gbps.
Para empresas que planejam a atualização para o DOCSIS 4.0, há soluções que ampliam as velocidades máximas de downstream em suas redes para além do que antes se acreditava ser possível. Esse avanço foi demonstrado recentemente com o recorde de velocidade de downstream de 16,25 Gbps, alcançado durante o evento CableLabs DOCSIS 4.0 and DAA Technology Interop, em Louisville, Colorado, por meio do uso de oito blocos OFDM, em vez dos cinco previstos na especificação do padrão.
Aprimorar e expandir o desempenho das tecnologias de redes de acesso legadas e de próxima geração oferece aos clientes um valor excepcional, muito além do que normalmente se espera em implantações e atualizações de infraestrutura padrão.
Crescimento e gerenciamento de rede simplificados
No mercado ultracompetitivo atual, à medida que os provedores de serviços se apressam para lançar serviços gigabit, expandir suas redes e reter assinantes, eles estão se afastando das formas tradicionais de impulsionar o crescimento e conquistar novos negócios — e migrando para soluções mais novas e ágeis voltadas à aquisição de assinantes.
Escalabilidade e densidade, especialmente para provedores de serviços que se preparam para o DOCSIS 4.0, são grandes preocupações nesse novo cenário. Por isso, investimos recursos significativos no desenvolvimento de soluções de headend virtualizadas e baseadas em nuvem, além de ferramentas de gerenciamento de rede, para ajudar clientes a enfrentar esses novos desafios. Esses investimentos permitirão que eles promovam o crescimento de suas redes de forma mais simples e econômica, além de responder às pressões competitivas com rapidez e eficiência.
Soluções inovadoras como a plataforma CCAP virtual vCCAP Evo e o Broadband Network Gateway virtualizado vBNG Evo capacitam empresas a escalar rapidamente suas redes e viabilizam a implantação automatizada e integrada das arquiteturas HFC, DAA e PON. Essas plataformas aceleram a implementação de serviços gigabit premium e dão suporte à expansão de alta densidade em paralelo a uma inovação agressiva de serviços.
À medida que as companhias implantam essas novas tecnologias e serviços, o foco passa a ser a aquisição e a retenção de clientes — um cenário em que a qualidade de serviço superior se torna um diferencial competitivo.
Recentemente, firmamos uma parceria com a DvSum para incorporar análises baseadas em inteligência artificial à plataforma ServAssure NXT, ampliando sua capacidade de detectar e solucionar proativamente problemas de rede antes que eles afetem os serviços. As melhorias contínuas no ServAssure NXT ajudarão os assinantes a usufruir plenamente dos benefícios das atualizações e dos lançamentos de novos serviços realizados por nossos clientes à medida que expandem suas redes.
O que vem a seguir? Continuidade, colaboração e criatividade
Mesmo que mudanças estejam previstas para os próximos meses, uma coisa é certa: continuaremos colocando nossos clientes em primeiro lugar. Desde colaborações próximas até soluções criativas para aprimorar tecnologias existentes e maximizar o valor dos investimentos de nossos clientes em tecnologia de redes de acesso, nossas equipes seguirão incorporando os valores que tornaram a empresa uma parceira de confiança para provedores de serviços em todo o mundo.
*Guy Sucharczuk é vice-presidente sênior e presidente da divisão de soluções de redes de acesso da CommScope
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário