Brasil,

Lei do Contrato de Seguro muda regras de herança? Entenda

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Adriane Sacramento
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imprescindível para garantir assistência em vida e pós-morte, o seguro de vida costuma ser comparado a um mecanismo de antecipação financeira da herança. A Lei do Contrato de Seguro, no entanto, reforça o entendimento de que se tratam de instrumentos distintos, com propósitos e aplicações claramente diferentes.

O artigo 116 da Lei nº 15.040/2024 estabelece que o capital segurado devido em razão de morte não é considerado herança para nenhum efeito legal. O seguro é uma indenização contratual, enquanto a herança corresponde ao acúmulo de bens constituídos ao longo da vida. Essa distinção se justifica, sobretudo, por dois fatores.

O primeiro, segundo Washington Silva, diretor jurídico da Zurich Brasil Seguros e presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em momentos de perda emocional a família frequentemente enfrenta entraves burocráticos para acessar os bens do falecido, especialmente quando há herdeiros menores de idade. Nessas situações, é necessária a abertura de inventário judicial, com a participação do Ministério Público, o que tende a alongar significativamente o processo e retardar o acesso aos recursos.

O assunto é um dos tratados na websérie sobre a nova Lei Geral de Seguros, iniciativa da CNseg que busca promover mais transparência para os consumidores e facilitar a operação das seguradoras. Assista aqui:

Nova Lei de Seguros: mudanças no Seguro de Vida e Integridade Física| Conversa Seguro T3#04

“Outro ponto importante: o seguro não sofre a tributação do ITCMD [Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos]. Caso contrário, além de ter o dinheiro disponível, você ainda teria que pagar imposto ao Estado. Com o seguro, isso não é necessário”, afirmou o executivo. “O dinheiro do seguro existe exatamente para a finalidade a que se propõe: o imediatismo da necessidade financeira. Você não vai repor a vida, mas, pelo menos, não terá uma dificuldade financeira para manter seus filhos, pagar aluguel, impostos, etc”, acrescentou.

De acordo com Silva, a lei também equipara esse entendimento à previdência privada. A previdência privada é algo voltado ao futuro, que será utilizado para a manutenção financeira da família. Isso é importante porque ela complementa a renda, funcionando como um pagamento adicional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar