Nova lei tende a reduzir disputas judiciais no seguro de Responsabilidade Civil
A Lei 15.040/2024 trouxe avanços importantes ao estabelecer regras mais claras para a relação entre segurados, seguradoras e terceiros. No caso dos seguros de Responsabilidade Civil, um dos pontos relevantes introduzidos pela norma é a possibilidade de a seguradora firmar acordos com terceiros prejudicados sem que isso implique reconhecimento da responsabilidade do segurado.
Para Eduardo D’Amato, advogado, presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e head Jurídico Técnico e de Sinistros do Grupo HDI, a medida contribui para dar mais agilidade e segurança jurídica à gestão dos sinistros. “Essa autonomia da seguradora para celebrar acordos com terceiros prejudicados é importante e pode, inclusive, reduzir a judicialização, pois acelera todo o processo. Além disso, como não há reconhecimento de responsabilidade do segurado, trata-se de um ponto que traz benefícios para todos: seguradora, segurado e também para o terceiro prejudicado”, afirmou.
O assunto é um dos tratados na websérie sobre a nova Lei Geral de Seguros, iniciativa da CNseg que busca promover mais transparência para os consumidores e facilitar a operação das seguradoras. Assista aqui:
Nova Lei de Seguros: princípio indenitário e regulação de sinistros | Conversa Segura T3#03
Continua a valer a obrigatoriedade de comparecimento por parte do segurado a todos os atos intimados. Além disso, permanece necessário o fornecimento de toda a documentação à seguradora em caso de demanda judicial. “Isso é importante para a seguradora e resguarda seus direitos. Nesse contexto, é fundamental a participação do corretor, atuando na intermediação e na orientação ao segurado nas apólices de RC, seja para grandes riscos ou para riscos menores”, destacou D’Amato.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário