Brasil,

Adeus, entrevista clássica? As previsões da IA para o recrutamento em 2026

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria dos Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

Tecnologia ganha protagonismo e impulsiona um novo modelo de contratação, que enriquece as entrevistas finais para vagas

Depois de anos atuando como apoio, a inteligência artificial deve assumir o protagonismo e reorganizar a relação entre empresas, candidatos e profissionais de recursos humanos. Segundo estudo da Salesforce com executivos de RH, 64% das companhias devem utilizar agentes de IA no recrutamento até 2027 — um movimento que acelera o fim das entrevistas longas, das triagens manuais e da dependência de plataformas únicas.

“As tendências que veremos ganhar força nos próximos anos, como automação inteligente, agentes autônomos e análises preditivas, mostram que a contratação será cada vez mais orientada por dados, contexto e comportamento, e não apenas por currículos e impressões do recrutador”, comenta Christian Pedrosa, fundador e CEO da DigAÍ.

Entre as tendências, ganha força o social recruiting impulsionado por IA. Em vez de esperar que o candidato encontre a vaga, a tecnologia o alcança diretamente nas redes sociais por meio de campanhas pagas que segmentam habilidades, histórico profissional e sinais de intenção. O recrutamento passa a ir onde as pessoas estão, reduzindo a dependência de canais tradicionais, ampliando a diversidade e acelerando o funil de atração.

Outra frente em ascensão são os bancos de talentos globais com busca por habilidades em tempo real. Agentes de IA conversacionais permitem pesquisas naturais e detalhadas, como: “analista de dados pleno no Nordeste com experiência em varejo omnichannel e início imediato”. A IA analisa milhões de perfis em segundos e cruza competências, localização e aderência comportamental, tornando a triagem instantânea e precisa.

O impacto da IA também chega às entrevistas moduladas, uma etapa inicial que avalia microexpressões, padrões de linguagem e indicadores de confiança para apoiar o recrutador antes do contato humano. Não substitui a entrevista tradicional, mas fornece dados que reduzem vieses e otimizam o tempo do RH.

Outro movimento importante é o match cultural assistido por IA, que compara histórico, interesses e interações do candidato com o conteúdo da empresa para prever aderência ao ambiente organizacional, reduzindo turnover e trazendo maior transparência ao processo.

No conjunto, essas tendências apontam para um recrutamento mais dinâmico, preditivo e contextualizado. “As entrevistas clássicas não desaparecem, mas se aliam e são enriquecidas com as análises automatizadas, triagens conversacionais e experiências personalizadas construídas pela IA”, finaliza Pedrosa.

Sobre a DigAÍ

A DigAÍ é uma empresa brasileira de inteligência artificial aplicada a conexões humanas, que nasceu em 2023 transformando o recrutamento e seleção por meio de entrevistas automatizadas via texto e áudio. Vencedora do Pitch do Web Summit Rio 2025, a empresa já realizou mais de 500.000 triagens e conta com mais de 100 clientes, incluindo Nubank, Deloitte, Carrefour, Zerezes, Companhia de Estágios, Select Soluções e Huntz. Hoje, a DigAÍ expande seu propósito para além do RH, desenvolvendo soluções que unem dados, empatia e tecnologia para entender e potencializar o que há de mais humano nas organizações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar