Brasil,

Como reduzir riscos legais em 2026: 5 dicas jurídicas para empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Cristina da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

Especialista aponta cuidados essenciais para reduzir riscos, fortalecer a governança e garantir crescimento seguro das empresas

O cenário empresarial tem se tornado cada vez mais regulado e fiscalizado, o que transforma a gestão jurídica em uma questão estratégica para as empresas. A adoção de boas práticas jurídicas contribui para a redução de riscos, fortalece as relações institucionais e governamentais e promove um ambiente de negócios mais seguro e sustentável.

Para o advogado especialista em compliance e data privacy, Fernando Manfrini, “a gestão jurídica é um dos pilares essenciais para empresas que buscam crescer de forma segura em 2026. Manter atenção constante aos riscos e à conformidade legal garante mais segurança nas negociações e fortalece as relações entre empresas”. Segundo o especialista, um planejamento jurídico realizado no início do ano contribui diretamente para uma estratégia empresarial mais sólida, confiável e eficiente.

1. Atenção ao compliance

A empresa que aplica o compliance previne irregularidades, fraudes e fortalece a organização no mercado e para os investidores. Manter políticas internas, códigos de conduta e boas práticas de governança, garante que a sua empresa atue de forma ética e com a legislação.

2. Cuidado com as leis trabalhistas

As leis trabalhistas atingem muitas empresas, por isso se manter atento reduz os riscos de ações judiciais e problemas com a fiscalização. Apesar disso, acompanhar as mudanças na legislação e manter a adequação de contratos, jornadas e benefícios à legislação contribuem para uma gestão transparente e longe de conflitos.

3. Tributação em dia

Ficar sujeitos a multas sempre traz prejuízos, portanto é necessário manter uma gestão tributária eficiente e uma organização fiscal. “Cumprir as obrigações tributárias evitam multas, juros e problemas com a fiscalização, além de contribuírem para um melhor planejamento financeiro”, comenta o advogado.

4. Proteção de dados e LGPD

Colocar em risco informações e a reputação da sua empresa não garante uma reputação adequada. Assim, a adoção de processos alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados é indispensável para proteger informações sensíveis de clientes, parceiros e colaboradores. A LGPD reduz riscos de sanções, protege a reputação da sua empresa e demonstra não apenas um compromisso com a privacidade, mas também os dados.

5. Contratos bem estruturados

Contratos mal elaborados geram uma fragilidade e deixam sua empresa vulnerável em negócios podendo se transformar em um conflito comercial. “Dessa forma, revisar e formalizar contratos com clareza e segurança jurídica garante não apenas relações comerciais mais estáveis, mas também prevenir conflitos em negócios futuros”, finaliza Fernando Manfrin, advogado especialista em compliance e data privacy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar