Brasil,

E-mail marketing no fim de ano: ainda vale a pena investir?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathália Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Pablo Bonilha

O fim do ano é tradicionalmente visto como um momento de encerramentos, balanços e pausa. Entretanto, para empresas orientadas a dados e relacionamentos a longo prazo, esse período pode representar exatamente o oposto: uma janela estratégica para ativar clientes, fortalecer vínculos e impulsionar resultados. Ainda mais, se souberem como construir campanhas inteligentes e personalizadas que captem a atenção e conversão de seu público-alvo – o que pode trazer resultados enormes quando conduzidas no e-mail marketing.

Dezembro é um mês em que muitas organizações costumam aumentar a quantidade de e-mails enviados a seus clientes, repetindo a mesma lógica aplicada em outras datas sazonais: mensagens reforçando mais promoções e mais urgência devido a “poucas unidades restantes”. No entanto, o potencial deste canal vai muito além dessas “ofertas relâmpago”, capaz de trabalhar relacionamento, recompra, pós-venda, fidelização e até reativação de clientes, algo que ainda é pouco explorado nessa época.

Diferentemente das redes sociais, a empresa não depende de um algoritmo, alcance pago ou mudanças repentinas de plataforma para falar com o cliente no e-mail. Ele chega diretamente na caixa de entrada de pessoas que autorizaram esse contato, o que já indica um nível maior de interesse e confiança. É um canal previsível, mensurável e com excelente custo-benefício, o que favorece que continue entregando um dos maiores ROIs do marketing digital.

Ele se torna ainda mais eficiente para ativar bases de contatos já existentes com pessoas que já tenham interagido com a marca; aumentar recompra com ofertas relevantes; recuperar carrinhos abandonados; trabalhar urgência com inteligência, sem exagero; e, ainda, integrá-lo com campanhas com outros canais (site, WhatsApp, mídia paga).

Não à toa, espera-se que a receita de e-mail marketing aumente em US$ 5,57 bilhões de 2024 a 2027, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13%, segundo a Statista. Uma chave poderosa nas mãos de gestores que queiram potencializar seus resultados neste novo ano que chega – desde que saibam como construir estratégias com relevância e contexto, não só de ofertas e descontos.

Um e-mail se destaca quando fala com a pessoa certa, no momento certo, com uma mensagem que faz sentido para aquele perfil. Alguns fatores-chave que não podem ficar de fora nessa construção incluem: personalização real (não só incluindo o nome da pessoa, mas considerando seu histórico de compras, comportamento e interesses); assunto claro e honesto; conteúdo objetivo e fácil de ler, especialmente pelo celular; e proposta de valor clara (por que aquilo é importante agora?). Afinal, quando o e-mail resolve um problema ou ajuda na decisão, ele deixa de ser um ruído e passa a se tornar interesse.

Nessa época de fim de ano, quem já confia na marca tende a ter uma conversão mais rápida através dessas estratégias personalizadas, o que destaca o e-mail como um dos melhores canais para ativar esse público. O primeiro passo nesse sentido é sair do óbvio.

Todo mundo fala de “última chance”, “oferta imperdível” e “corre que acaba”. Mas, poucos abordam como ajudar o cliente naquele momento específico do ano. Então, substitua essas abordagens por guias de presente personalizados; conteúdos úteis (checklists, inspirações, recomendações); mensagens de relacionamento e agradecimento; e ofertas baseadas no histórico real do cliente. Menos barulho e mais intenção costumam gerar melhores resultados.

Para saber se a estratégia adotada foi ou não benéfica, não basta olhar apenas para a quantidade de aberturas e cliques. É importante acompanhar outras métricas valiosas de negócio, como conversão após o clique; receita gerada por campanha; ticket médio e taxa de recompra.

No fim de ano, o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais poderosas para marcas que sabem usá-lo com estratégia. Afinal, não se trata, apenas, de enviar mais mensagens, mas de enviar melhores e-mails: mais relevantes, personalizados e conectados com o momento do consumidor, para que consiga gerar impacto direto na receita da empresa.

Pablo Bonilha é Gerente de Entregabilidade da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot, WhatsApp e RCS.

Sobre a Pontaltech

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, WhatsApp, RCS, VoiceBot, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar