Educação corporativa será vantagem competitiva decisiva em 2026
Por Rodrigo Abat
A Educação Corporativa tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas organizações ao redor do mundo. Devido à sua relevância, essa ação está passando por uma transformação profunda, deixando de ser baseada em transmissões extensas de conteúdo e passando a operar em um modelo de conhecimento aplicado, no qual o aprendizado é construído para ser utilizado imediatamente no trabalho real.
Por trás desse movimento, existem três razões centrais: a velocidade da inovação, a complexidade crescente das operações empresariais e a necessidade de alavancar competências críticas com maior agilidade. Isso significa que, hoje, o que importa não é mais o "quanto se ensina", mas sim o quanto o aprendizado impacta a performance, os resultados e a experiência do cliente.
Na prática, trata-se de um aprendizado orientado a tarefas, problemas reais, processos-chave e resultados mensuráveis. Com o atual dinamismo do mercado, a educação corporativa deixou de ser um conjunto de treinamentos pontuais e passou a operar como uma plataforma integrada de gestão do conhecimento – a qual é entendida como uma área estruturada, com processos, pessoas, métodos e ferramentas, voltada a garantir que o conhecimento certo chegue até a pessoa certa no momento certo.
Essa plataforma de conhecimento visa cumprir três fatores essenciais: mapear continuamente o que precisa ser aprendido, entregar conhecimento no momento da necessidade (just-in-time) e atualizar e distribuir conhecimento com agilidade, garantindo a evolução do time no mesmo ritmo da inovação.
Como prova da atual relevância dessa iniciativa nas organizações, segundo o LinkedIn Learning, 99% das empresas que participaram de um estudo priorizam o aprendizado contínuo como estratégia de retenção. Isso porque essa ação não apenas melhora a performance dos colaboradores, mas também contribui para a criação do senso de pertencimento.
Diversos setores já vêm reconhecendo essa abordagem. O segmento de tecnologia, por exemplo, tem adotado metodologias que combinam praticidade, modularidade e diversidade de formatos. As mais eficazes são: microlearning aplicado, com conteúdos curtos e tarefas específicas; aprendizagem multimodal, combinando leitura, vídeos, narração e prática; Learning by doing, que prevê aprendizagem prática com simulações, atividades hands-on e desafios reais; e trilhas personalizadas por perfil de atuação.
Há ainda a capacitação híbrida, combinando o estudo autônomo com momentos ao vivo; gamificação e interatividade, utilizando recursos como quizzes e pontuação para manter o usuário engajado; aprendizagem no momento da necessidade (just-in-time learning), com materiais curtos que resolvem problemas imediatos; e o compartilhamento do conhecimento, através de espaços estruturados onde profissionais trocam experiências.
Os exemplos de metodologias destacados acima ajudam a elucidar o fato de que existem diversas formas de aplicar a educação corporativa. No entanto, para que sejam conquistados resultados que garantam a competitividade do negócio, a liderança desempenha um papel fundamental na sustentação da cultura de aprendizado contínuo e na valorização do conhecimento aplicado. Isso significa que os líderes são os responsáveis por garantir que o aprendizado seja parte orgânica do dia a dia, influenciando tanto a evolução técnica quanto o comportamento das equipes.
A liderança orienta o desenvolvimento das equipes ao alinhar competências essenciais aos objetivos estratégicos e às necessidades dos clientes. Com isso, o aprendizado deixa de ser abstrato e passa a responder a desafios reais, ampliando seu impacto na operação e acelerando a evolução do time.
Nesse sentido, em 2026, as empresas mais maduras em educação corporativa medirão impacto não pela quantidade de horas treinadas, mas pela transformação gerada na operação, nas pessoas e nos clientes. Isso traz, na prática, vantagem competitiva, visto que a organização, ao capacitar um time, o prepara melhor para atuar frente às constantes evoluções e transformações que acometem o mercado. Afinal, não ganha a corrida apenas quem é rápido, mas quem constrói a capacidade de chegar mais longe.
Rodrigo Abat é CKO na Okser.
Sobre a Okser
A Okser é uma consultoria especializada na implementação do SAP Business One. Com 16 anos de expertise, atendendo empresas em todo o território nacional, a empresa já soma mais de 2 mil projetos realizados e mais de 3 mil usuários. A organização vai além, criando soluções tecnológicas personalizadas para lidar com qualquer desafio, simplificando processos e garantindo maior segurança e eficiência operacional.
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