Nova Lei de Seguros: princípio indenitário e regulação de sinistros em debate
A Lei 15.040/2024 altera a essência do princípio indenitário? Neste episódio, a advogada Simone Negrão e o advogado Eduardo D'Amato analisam os impactos práticos do novo marco legal nos Seguros de Danos e de Responsabilidade Civil, abordando tópicos como a proibição do lucro com o sinistro e a importância da transparência e da comunicação no momento da contratação do seguro.
O jornalista Vagner Ricardo conduz uma discussão técnica sobre os desafios da regulação de sinistros, o fim do questionário aberto na avaliação de risco e as polêmicas envolvendo o vício intrínseco e a transferência de titularidade do bem segurado.
Neste episódio, você vai ouvir:
(00:00) Introdução e Convidados
(00:45) O Princípio Indenitário: O fim do lucro com o sinistro?
(02:50) Seguro a Valor de Novo e a exceção à garantia
(04:46) Infrasseguro e o fim do rateio automático
(07:49) Agravamento de Risco: Questionário fechado e boa-fé
(13:55) Os prazos de liquidação e regulação
(16:07) O vício intrínseco da coisa segurada
(18:41) A Sub-rogação nos direitos do segurado
(20:50) Rateio de salvados na nova legislação
(22:56) Seguro de Responsabilidade Civil: Acordos e defesa
(24:45) Transferência do interesse e cessão do seguro
(30:34) Considerações finais e o futuro do mercado
Confira abaixo a entrevista na íntegra
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário