Antecipação de crédito de consórcio cresce como alternativa aos juros altos
Com uma base ampliada e volumes financeiros mais elevados, o Sistema de Consórcios chega ao fim de 2025 ainda mais robusto, criando um ambiente favorável ao avanço do mercado secundário de cotas em 2026. O crescimento de 15,7% nas adesões no acumulado de janeiro a outubro, que totalizaram 4,34 milhões de novas cotas, e o aumento de 11% no número de participantes ativos, que alcançou 12,36 milhões no período, reforçam a maturidade do setor. O volume de créditos comercializados também avançou para R$ 423 bilhões, alta de 34,9% segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, a ABAC.
À medida que o sistema se expande e movimenta valores mais expressivos, aumenta também a demanda por operações estruturadas que permitam que consorciados reorganizem seu planejamento financeiro. Em um ecossistema dessa magnitude, volumes crescentes de créditos vinculados a cotas que não seguem até a aquisição do bem ou serviço, algo natural em mercados grandes e maduros, favorecem a atuação de empresas especializadas na antecipação formal desses valores. Essas operações tendem a complementar o funcionamento do sistema e oferecem aos consumidores alternativas mais rápidas e eficientes de liquidez.
Compliance e estruturação financeira impulsionam liquidez
A evolução do mercado secundário tem sido acompanhada pelo fortalecimento das práticas de compliance e due diligence, fundamentais para reduzir assimetrias de informação, aprimorar a precificação dos ativos e conferir segurança às operações de antecipação de créditos. O uso de estruturas financeiras como FIDCs ampliou a capacidade de transformar créditos de consórcio em liquidez imediata, permitindo que consorciados acessem valores investidos de forma mais ágil do que pelo procedimento tradicional de encerramento de grupo.
“O amadurecimento das operações e a consolidação de padrões de governança permitem oferecer ao consorciado uma jornada muito mais rápida e segura na venda da cota”, afirma Jorge Freire, CEO do BomConsórcio. “Essa evolução fortalece o mercado como um todo e amplia as alternativas para quem precisa de liquidez.”, conclui.
O cenário macroeconômico também tem impulsionado a busca por alternativas fora do crédito bancário tradicional. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em novembro pela CNC, registrou que 79,5% das famílias brasileiras estavam endividadas em outubro, enquanto 30,5% tinham parcelas em atraso. O percentual das que declararam não ter condições de pagar dívidas vencidas chegou a 13,2%, a maior taxa da série histórica. Nesse contexto, muitos consorciados que pausam seus pagamentos por restrições orçamentárias veem na antecipação de créditos uma alternativa mais vantajosa do que contrair novos empréstimos em um ambiente de juros elevados.
Com a combinação entre a base ampliada do Sistema de Consórcios, o aumento do tíquete médio, o fortalecimento das estruturas formais de antecipação de créditos e a pressão crescente do endividamento das famílias, o mercado secundário entra em 2026 mais maduro e tecnicamente estruturado. Para o consumidor, isso se traduz em opções mais rápidas, transparentes e alinhadas às melhores práticas de conformidade para acessar recursos de forma responsável. Como consequência a existência de uma saída estruturada e segura para cotas que não seguem até a contemplação aumenta a confiança dos novos participantes e reforça a solidez de todo o sistema, que se beneficia de mecanismos adicionais de estabilidade e previsibilidade.
Sobre o BomConsórcio
O BomConsórcio é referência nacional em operações de antecipação de créditos de consórcio, oferecendo soluções seguras alinhadas às melhores práticas de compliance do mercado. Especialista na aquisição de cotas canceladas ou inadimplentes, a empresa atua exclusivamente com processos validados junto às administradoras e com Fundos de Investimento estruturados que garantem transparência e segurança ao consumidor. Associado Especial da ABAC, o BomConsórcio contribui para o fortalecimento do Sistema de Consórcios por meio de governança, inovação e atendimento de excelência, ampliando as alternativas de liquidez para consorciados de todo o país. Saiba mais em www.bomconsorcio.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário