As conquistas do empreendedorismo feminino e os rumos para 2026
Por Ana Cláudia Badra Cotait, Presidente do CMEC Nacional
O ano de 2025 se consolidou como um período de avanço para o empreendedorismo feminino no país. Mesmo em um contexto econômico desafiador, as mulheres ampliaram sua presença no mercado, demonstrando força, criatividade e capacidade de transformar oportunidades em negócios sólidos. Os dados ao longo do ano reforçaram que nossas empreendedoras seguem abrindo empresas, gerando empregos, conquistando novos mercados e impulsionando nosso desenvolvimento econômico e social.
Neste ano tivemos um crescimento expressivo da participação feminina liderando pequenos e médios negócios, principalmente nos segmentos de serviços, comércio, tecnologia, gastronomia e bem-estar. As mulheres também avançaram no uso de ferramentas digitais, no comércio eletrônico e no marketing digital, o que elevou a competitividade de seus empreendimentos e ampliou o alcance de seus produtos e serviços.
Outro destaque foi o fortalecimento das redes de apoio, capacitação e mentorias, onde o papel do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) foi decisivo. Presente em todas as regiões do país, o CMEC ampliou suas ações de capacitação, fortalecendo as redes de apoio e impactando milhares de empreendedoras.
Com nossos programas de formação, eventos e iniciativas de aceleração voltadas às mulheres, conectamos empreendedoras de diferentes regiões do país, o que é fundamental para reduzir a solidão de empreender, estimular parcerias e criar um ambiente mais colaborativo e sustentável.
Apesar das conquistas, os desafios ainda são grandes. O acesso ao crédito continua sendo um dos principais gargalos para o crescimento dos negócios liderados por mulheres. Muitas empreendedoras ainda enfrentam juros elevados, exigências de garantias e dificuldades para obter financiamentos e investimentos, sobrecarga de responsabilidades familiares, falta de políticas públicas e preconceito.
O mercado vem mudando rapidamente, impulsionado pela transformação digital, pela inteligência artificial e por novos modelos de consumo e as mulheres que empreendem precisam estar preparadas para esse novo cenário com acesso ao conhecimento, a tecnologia e informação de qualidade.
Para 2026 as expectativas são de continuidade desse crescimento, mas com a necessidade de avanços estruturais. Esperamos um ambiente econômico mais favorável, com maior oferta de crédito, ampliação de programas de fomento ao empreendedorismo feminino e estímulo à inovação. Também é fundamental avançar na agenda da igualdade de oportunidades, garantindo às mulheres as mesmas condições de acesso a mercados, investimentos e cargos de decisão.
Em 2026 queremos mais mulheres empreendendo com empresas sólidas, lucrativas, sustentáveis e preparadas para crescer no longo prazo, pois o empreendedorismo feminino não é apenas uma pauta social, é estratégico para o desenvolvimento econômico.
Nossas mulheres já provaram que sabem empreender, liderar e transformar realidades. Que 2026 seja um ano para elas consolidarem esse protagonismo e ampliarem ainda mais suas participações na economia e no crescimento do país.
SOBRE ANA CLAUDIA BADRA COTAIT
Ana Claudia Badra Cotait é presidente do CMEC Nacional – Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura - órgão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) - que atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 900 conselhos da mulher, distribuídos pelo Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário