IA será o novo sistema operacional do setor de seguros em 2026
Enquanto a indústria enfrenta desafios conhecidos, especialistas preveem que a IA se tornará o motor que impulsiona os negócios
À medida que as seguradoras entram na era da IA, elas têm encarado a tecnologia como um aplicativo novo e popular: elas sabem que precisam usá-la, mas ainda estão descobrindo a melhor forma de aplicá-la. Olhando para 2026, especialistas do SAS preveem um ano de virada, no qual a IA se tornará central para a operação das seguradoras, deixando de ser um acessório e passando a ser tão importante quanto o sistema operacional do negócio, impulsionando funções que vão da subscrição à decisão de sinistros.
Embora o setor esteja pronto para abraçar essa transformação tecnológica, ainda enfrenta desafios crescentes relacionados às mudanças climáticas, instabilidade econômica e volatilidade regulatória, fatores que podem ameaçar o futuro do mercado de seguros.
Ainda faltam algumas semanas para o novo ano, mas não há necessidade de esperar por um reinício lento. Vamos dar início às previsões do SAS para o setor agora:
Uma seguradora Fortune 500 começará a trocar seus sistemas de administração de apólices por copilotos de seguros em 2026. Algumas grandes seguradoras já sinalizaram a intenção de investir pesado em tecnologias de IA. E dados de uma pesquisa do SAS mostram que executivos do setor têm um nível de confiança elevado na IA generativa – duas vezes maior do que no aprendizado de máquina. Sistemas de administração de apólices exigem investimentos substanciais e manutenção. No entanto, interações com dados por meio de copilotos podem eliminar a necessidade desses sistemas para subscrever apólices ou liquidar sinistros.
– Franklin Manchester, Principal Global Insurance Advisor
As seguradoras irão intensificar o uso de modelagem atuarial e tomada de decisão baseadas em IA. Isso resultará em mais precisão, velocidade e eficiência em todo o ciclo de vida da apólice, da subscrição à liquidação de sinistros. A oportunidade é dupla: avanços significativos na redução do déficit de proteção do setor, estimado em US$ 1,8 trilhão, e mais resiliência diante do aumento dos riscos climáticos e da volatilidade econômica.
– Stu Bradley, Senior Vice President of Risk, Fraud & Compliance Solutions
Stu Bradley, Senior Vice President of Risk, Fraud & Compliance Solutions
Solicitações simples de seguros serão resolvidas em minutos por IA agêntica. Para proteger a confiança dos clientes, porém, as seguradoras precisarão de uma governança robusta de IA. Isso significa garantir que a sua plataforma de IA tenha controles de segurança e governança para minimizar riscos, desde vieses acidentais em decisões de sinistros até exposição a ciberataques. As empresas que implementarem uma governança robusta de IA conquistarão e manterão essa confiança. Construir sistemas que ajam rápido – e ajam certo – definirá os líderes da próxima década.
– Alena Tsishchanka, Global Customer Advisory Director
O ritmo acelerado das mudanças climáticas causará danos cada vez maiores. As seguradoras precisarão avaliar continuamente seus resultados e ajustar sua exposição ao risco de forma correspondente. Isso pode ser alcançado com a otimização das estratégias de resseguro, mas é provável que os clientes enfrentem prêmios mais caros e que as seguradoras se retirem de determinadas áreas de negócio. Consequentemente, a lacuna global de proteção no setor tende a se ampliar ainda mais.
– Thorsten Hein, Global Advisor for Insurance Product Innovation
A subscrição migrará de um modelo baseado em regras para um modelo baseado em relacionamentos com IA. As seguradoras irão depender de sistemas de IA que aprendem com dados longitudinais dos clientes, em vez de regras estáticas. Essa mudança transformará a subscrição em um diálogo contínuo entre modelos e clientes, recalibrando o risco de forma dinâmica à medida que os estilos de vida evoluem. Os vencedores serão aqueles que incorporarem explicabilidade e transparência ética nesses modelos adaptativos.
– Oana Avramescu, Senior Manager of Insurance Industry Consulting
As seguradoras buscarão as melhores ferramentas individuais de IA ao invés de uma solução completa de ponta a ponta. À medida que os fraudadores usam IA para criar identidades, documentos e imagens falsas para sustentar sinistros fraudulentos, as seguradoras buscarão ferramentas especializadas e não plataformas completas para ajudá-las a detectar esses riscos e reduzir perdas associadas. Em 2026, haverá também um foco maior na melhoria das investigações, com seguradoras reforçando seus esforços atuais de detecção por meio de soluções que incluam copilotos e agentes de IA para automatizar processos e aumentar a eficiência, permitindo que os investigadores façam mais com menos.
– Nick Feast, Principal Business Solutions Manager for Risk, Fraud & Compliance
O seguro cibernético, atualmente um mercado global de US$ 16,3 bilhões, deve continuar crescendo de forma acelerada. À medida que o mercado se torna mais sofisticado, as seguradoras migrarão de modelos atuariais generalizados para abordagens mais personalizadas de subscrição técnica. As seguradoras passarão a favorecer clientes que demonstrem e implementem controles de segurança e governança adequados, recusando cobertura aos que não atenderem a esses requisitos.
– Norman Black, Insurance Industry Solutions Director, EMEA
Nos EUA, os estados liderarão a regulamentação da IA. A conformidade regulatória com a IA se tornará mais complexa, com mais estados promulgando regulamentações. As seguradoras líderes incorporarão recursos de supervisão e compliance em seus programas de IA e modelagem.
– James Ruotolo, Senior Director of Presales Support
James Ruotolo, Senior Director of Presales Support
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Os especialistas do SAS estão compartilhando suas visões em diversos setores: bancos, marketing, governo e muitos outros. Para ver o que eles preevem, visite o hub de previsões de tecnologia e IA do SAS para 2026 em:
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