Brasil,

Foco, flexibilidade e conhecimento orientam profissionais na construção do plano de carreira para 2026

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista explica que um plano de carreira vai além da ambição por cargos elevados; ele está diretamente ligado ao desenvolvimento pessoal e profissional

À medida que 2026 se aproxima, planejar o futuro com clareza, traçar metas realistas e tomar decisões mais assertivas sobre sua trajetória profissional é um dos processos para definir caminhos a serem seguidos. Um plano de carreira bem definido se torna um divisor de águas para quem deseja crescer profissionalmente, conquistar novos desafios e manter a motivação no trabalho.

José Tortato, COO do Banco Nacional de Empregos (BNE), explica que ter um plano de carreira não significa apenas almejar cargos mais altos. “Na verdade, está relacionado principalmente à busca pela evolução pessoal e profissional, aprendizado contínuo, mudanças de área e construção de uma trajetória alinhada aos próprios valores e propósitos, além de uma maior segurança nas escolhas profissionais, uma vez que suas ações são guiadas por planejamento e sempre alinhadas ao propósito de crescimento” diz.

Além de gerar benefícios profissionais diretos para os colaboradores, as empresas que culturalmente adotam a prática de valorização observam efeitos positivos. Destacam-se a melhoria na retenção de talentos, um clima organizacional mais saudável e o aumento do engajamento e da produtividade das equipes. De acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, 42% dos funcionários procuram novos empregos quando sentem que seus empregadores não oferecem oportunidades de avanço na carreira.

Confira os tipos de plano de carreira

O especialista afirma que existem diferentes modelos de plano de carreira, que se adequam a diferentes tipos de perfis profissionais. Confira:

- Plano de carreira vertical (ou plano em linha): é o modelo mais tradicional, o crescimento ocorre de forma linear e ascendente. Nesse tipo de plano, o profissional evolui ao longo da hierarquia, passando por diferentes níveis dentro da mesma área de atuação.
- Plano de carreira horizontal: o profissional evolui dentro do mesmo cargo, assumindo tarefas mais complexas ou com maior autonomia, mas sem necessariamente subir na hierarquia.
- Plano em Y: muito comum em empresas de tecnologia, o plano em Y oferece dois caminhos de carreira distintos: um focado na gestão (liderança) e outro na área técnica (especialização profunda).
- Plano em W: variação do modelo em Y que reconhece a necessidade de flexibilidade no desenvolvimento profissional. Ele permite que o profissional combine ou transite entre funções técnicas e gerenciais ao longo da carreira, desenvolvendo competências em ambas as áreas simultaneamente. Assim, o profissional pode liderar projetos e equipes e, ao mesmo tempo, manter sua excelência técnica, sendo mais versátil para atender às demandas complexas do mercado atual.
- Plano de carreira paralela: o profissional pode crescer em áreas diferentes simultaneamente, sem a necessidade de escolher apenas uma delas.
- Plano de carreira em rede: modelo flexível e dinâmico. O profissional pode trilhar múltiplas trajetórias, simultâneas ou em sequência, adaptando-se às mudanças do mercado e às oportunidades pessoais. O foco está na construção de uma rede de competências e experiências variadas, promovendo inovação, aprendizado contínuo e maior autonomia no desenvolvimento profissional.

Como fazer um plano de carreira na prática

Construir um plano de carreira do zero pode partir da iniciativa pessoal ou contar com o apoio da organização em que o profissional atua. Ele deve ser elaborado de forma individual, considerando as necessidades e objetivos específicos de cada pessoa.

Para ajudar a dar os primeiros passos na criação de um plano de carreira de forma estruturada e prática, Tortato compartilha um passo a passo:

- Faça uma autoavaliação: O primeiro passo é reconhecer sua posição e situação atual. Faça uma autoavaliação, refletindo sobre suas habilidades, valores, interesses e o que você gosta ou não gosta de fazer. Perguntas como “Onde quero estar daqui a cinco anos?” e “Quais habilidades já possuo e quais preciso desenvolver?” podem ajudar nesse processo.
- Defina metas: Um dos passos mais importantes ao fazer um planejamento é definir pequenos e grandes objetivos a serem alcançados. Para isso, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, com prazos definidos. É fundamental que essas metas sejam específicas e realistas, pois isso facilita o acompanhamento do progresso e evita frustrações. Por exemplo, em vez de “quero melhorar minha comunicação”, defina algo mais concreto, como “quero fazer um curso de oratória até o final do semestre”.
- Identifique oportunidades: Analise quais habilidades e experiências você precisa adquirir para chegar onde deseja. Isso pode incluir cursos, idiomas, participação em projetos, entre outros.
- Elabore o seu plano: Monte um cronograma com etapas claras e datas para revisar o progresso. Um planner, uma planilha ou ferramentas on-line podem ser úteis para ajudá-lo nesse processo, sem perder o foco e o compromisso com sua evolução profissional. Além disso, é possível acompanhar atividades, prazos e progressos reais, o que pode servir de motivação.
- Revise e ajuste: Seu plano não precisa ser escrito em pedra. Reavalie-o de tempos em tempos e ajuste conforme o mercado, suas prioridades ou oportunidades que surgirem. Também faz parte da evolução revisitar os objetivos e analisar se eles ainda fazem sentido ou se precisam seguir por um caminho diferente.

Dicas para manter o foco no plano de carreira

Manter o foco em um plano de carreira exige disciplina, clareza e motivação constante. Para Tortato, saber exatamente onde quer chegar é o ponto de partida para que o profissional consiga manter a constância e o foco nos objetivos mesmo diante de desafios ou distrações externas.

Para o especialista, levar em consideração mudanças no mercado, novas tecnologias, crises econômicas ou transformações pessoais, é um dos passos para manter o foco, pois esses fatores podem alterar seus planos e objetivos. “Flexibilidade não significa desistência, mas inteligência para se adaptar e continuar avançando com foco e equilíbrio”.

A busca constante por conhecimento é o combustível da evolução profissional. “Participe de cursos, leia livros, busque mentorias, assista a palestras e faça networking com pessoas da sua área. Cada nova informação pode abrir caminhos e fortalecer seu repertório técnico e comportamental”, finaliza.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar