Pesquisas de opinião fortalecem administração pública e melhoram aprovação de gestores
Case da Alfa Inteligência em João Pessoa (PB) mostra como a escuta ativa da população pode aumentar a eficiência da gestão, reduzir críticas e elevar a aprovação de prefeitos
Mais do que medir índices eleitorais, as pesquisas de opinião têm se mostrado ferramentas estratégicas para a administração pública. Permitem que gestores compreendam as reais demandas da população, priorizem investimentos e transformem dados em políticas públicas eficazes. Elas oferecem um retrato fiel das demandas da população. Permitem que gestores entendam quais áreas precisam de mais atenção, como saúde, educação ou infraestrutura, e usem esses dados para planejar ações concretas. Ao dar voz ao cidadão de forma estruturada, as pesquisas aproximam governo e sociedade, aumentando a transparência e a confiança na gestão pública.
A Alfa Inteligência, empresa referência nacional em pesquisas de opinião e estratégias baseadas em dados, atua como parceira estratégica de prefeituras e governos. Para esses trabalhos, utiliza a plataforma Tensai, desenvolvida pela Sogo Tecnologia que utiliza funcionalidades inteligentes para criar questionários e gerenciar processos, focada em melhorar a qualidade de serviço públicos e a análise de dados. Nos últimos anos, a Alfa alcançou mais de 7 milhões de pessoas com suas análises e, consequentemente, oferece diagnósticos precisos que orientam decisões e políticas públicas com foco em resultados concretos.
Como não poderia ser diferente, os levantamentos da empresa despertaram o interesse de gestores ao redor do Brasil, que passaram a desenvolver estudos exclusivos. Um exemplo dessa prática é o projeto “João Pessoa Inteligente”, desenvolvido pela equipe da Alfa Inteligência na cidade de João Pessoa (PB). “A iniciativa implantou uma plataforma multicanal de escuta e análise de dados, integrando canais digitais e presenciais para coletar opiniões, reclamações e sugestões da população”, destaca Emanoelton Borges, CEO da Alfa.
Os resultados foram expressivos: a aprovação da gestão municipal saltou de 58% para 72% em apenas quatro meses, houve uma redução de 31% nas menções negativas ligadas à saúde e infraestrutura e um aumento de 47% na taxa de resolutividade das secretarias. Ao todo, mais de 1 milhão de cidadãos foram impactados por ações baseadas em dados reais, que reformularam agendas de campo, ajustaram campanhas informativas e até ajudaram a prevenir crises.
Para Emanoelton, o case de João Pessoa mostra que a pesquisa de opinião pode ser muito mais do que um recurso de sondagem política. “Ela não deve ser vista apenas como um termômetro eleitoral, mas como uma ferramenta contínua de gestão”, avalia. Além de elevar a aprovação do prefeito da cidade, a experiência deu legitimidade para ações da gestão, que passaram a responder com base em dados concretos.
Mais do que medir a satisfação, a cidade de João Pessoa passou a vivenciar sua gestão em tempo real, devolvendo ao cidadão a sensação de que sua opinião importa, e de que pode se transformar em política pública de verdade. “Quando aplicada de forma correta, ela mostra com clareza quais áreas mais impactam a vida da população e onde os recursos públicos podem gerar maior retorno social. Na capital paraibana conseguimos mostrar que ouvir a população não é apenas um gesto democrático, mas uma forma eficiente de governar”, completa Emanoelton.
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