Veja como foi a participação da Susep no Seminário Jurídico sobre Direito e Cooperativismo
Evento foi organizado pelo Sistema OCB, em Brasília, com transmissão pelo YouTube
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor de Supervisão Prudencial e de Resseguros, Carlos Queiroz, participou na última terça-feira (09) do V Seminário Jurídico do Sistema OCB, que teve como tema Direito Cooperativo em evolução: novas perspectivas tributárias e societárias. O evento aconteceu em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Canal do Sistema OCB no YouTube.
O seminário reuniu profissionais do meio jurídico e contábil cooperativista para um dia de painéis e palestras com juristas, autoridades e especialistas do Direito Societário e Tributário brasileiro, com o objetivo de disseminar conhecimento e fortalecer a atuação jurídica e contábil das cooperativas.
O seminário foi aberto com a palestra magna do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva, que falou sobre Recuperação Judicial e a Exclusão dos Atos Cooperativos. Na sequência, o diretor da Susep, Carlos Queiroz, juntamente com a advogada Angélica Carlini, participaram do painel que teve como tema os Aspectos Jurídicos e Societários do Cooperativismo de Seguros.
Ao falar sobre o processo de aprovação da Lei Complementar nº 213/2025, Carlos Queiroz ressaltou que o cooperativismo, ao longo do processo legislativo, demonstrou a potencialidade que o setor teria no mercado segurador. “Durante os debates legislativos, ficou claro que o cooperativismo estava preparado para assumir riscos de seguro nos mais diversos segmentos que estão presentes na economia, protegendo famílias e empresas. O cooperativismo mostrou-se pronto.”
Além disso, o diretor da Susep falou sobre a importância da comunidade jurídica envolvida com o cooperativismo de seguros contribuir para que os novos entrantes atuem de acordo não só com as regras prudenciais, mas principalmente no que diz respeito aos regramentos atinentes à conduta de mercado, ou seja ao tratamento justo do consumidor durante todo o ciclo de vida do contrato.
Por fim, Queiroz esclareceu que a minuta de normativo que regulamenta a atuação das cooperativas de seguros deve ser colocada, até o início de outubro, em consulta pública pela Susep, para recebimento de sugestões da sociedade civil.
O seminário contou ainda com a presença do Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Dentre outros, foram discutidos durante o evento temas relacionados ao cooperativismo, como o sistema split payment, o cooperativismo nos regimes específicos de instituições financeiras e de operadoras de saúde e o cooperativismo frente à reforma tributária.
O seminário na íntegra pode ser acessado por meio do Canal do Sistema OCB no YouTube.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário