Reforma Tributária: 5 dicas para sua empresa se preparar
Empresas terão até 2033 para se adaptar ao novo sistema de impostos, mas especialista reforça que a preparação deve começar agora para evitar riscos em fluxo de caixa e regime tributário
A contagem regressiva para a Reforma Tributária já começou. Desde a promulgação da Emenda Constitucional nº 132/2023 e a sanção da Lei Complementar nº 214/2025, que regulamenta a nova tributação sobre o consumo, empresas de todos os portes precisam encarar um cenário de mudanças profundas na forma de apurar e recolher impostos.
Apesar disso, a preparação ainda é incipiente. Pesquisa da Omie, empresa de tecnologia e gestão empresarial, mostra que 60% dos contadores não se sentem prontos para lidar com as mudanças trazidas pela Reforma. O dado preocupa, especialmente diante da expectativa de 75% dos empreendedores, que esperam uma postura mais consultiva de seus contadores. Outros 40% já afirmam estarem dispostos a trocar de escritório se não encontrarem esse perfil.
“A Reforma Tributária propõe mudanças profundas que vão muito além da troca de siglas e nomes de tributos. Estamos falando de uma nova lógica na forma de apuração de impostos ao longo das cadeias produtivas, com impacto direto sobre preços de compra e venda, margens, rentabilidade e, principalmente, sobre os principais indicadores financeiros dos negócios”, alerta Felipe Beraldi, economista e Gerente de Estudos e de Indicadores Econômicos da Omie.
Para apoiar empreendedores e contadores neste momento de adaptação, Beraldi lista cinco pontos de atenção fundamentais:
1. Busque informação qualificada: entenda a fundo as novas regras do IVA-dual, formado pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). O período de transição, que vai de 2026 a 2033, deve ser encarado como janela estratégica para ajustes.
2. Reavalie o regime tributário: o Simples Nacional pode deixar de ser a opção mais vantajosa para empresas que atuam em operações B2B. Será essencial reavaliar sua competitividade e analisar cenários alternativos.
3. Prepare o fluxo de caixa para o split payment: com o novo modelo, o imposto será retido no momento da liquidação financeira da operação. Isso exigirá ainda mais atenção à gestão de caixa e previsibilidade.
4. Invista em tecnologia e gestão: sem dados confiáveis e sistemas integrados, será inviável acompanhar a nova lógica de créditos e débitos tributários. Ferramentas de ERP e automação fiscal serão indispensáveis.
5. Valorize o contador como parceiro estratégico: o contador deixará de ser apenas responsável pela conformidade para se tornar um consultor de negócios. Empresas devem buscar profissionais e escritórios preparados para atuar nesse novo papel.
Segundo Beraldi, a Reforma Tributária não é mais uma hipótese distante, mas uma realidade em curso. “Ignorar ou postergar o planejamento é uma aposta arriscada. Preparação, agilidade e adaptação são os caminhos mais seguros para manter a competitividade e assegurar a sustentabilidade dos negócios diante das profundas mudanças que se aproximam”, conclui.
Sobre a Omie
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de destravar o crescimento de todos os tipos de negócios, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, ancorada em quatro grandes pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de PMEs; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Líder do segmento, a empresa conta com mais de 26 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 170 mil clientes, aproximadamente 1500 colaboradores e 130 unidades de franquias no país. Atualmente, o Omie processa mais de R$ 31 bilhões em notas fiscais emitidas por mês, representando um fluxo de cerca de 3,3% do PIB brasileiro.
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