Brasil,

Rentabilidade do setor de seguros se mantém em 25% ao ano graças à redução de despesas administrativas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Beatriz Adamoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O mercado de seguros brasileiro vem registrando resultados positivos nos últimos anos, impulsionado por um ambiente macroeconômico mais favorável e por ganhos de eficiência operacional. Segundo Francisco Galiza, professor e consultor de economia especializado em seguros e responsável pela coluna “Na Ponta do Lápis”, a rentabilidade média do setor tem se mantido em torno de 25% ao ano desde a recuperação pós-pandemia, um patamar considerado elevado para os padrões do mercado.

Esse desempenho reflete não apenas a retomada do crescimento econômico, mas também é auxiliado por uma série de fatores que fortaleceram a rentabilidade financeira do segmento. De acordo com o economista, algumas linhas de negócio se destacam por sua lucratividade e têm papel central nesse desempenho. É o caso dos seguros massificados e do seguro de vida, que apresentam resultados consistentes.

Galiza também atribui o desenvolvimento da rentabilidade do setor ao avanço tecnológico, que tem proporcionado ganhos de escala e eficiência operacional, reduzindo custos administrativos e otimizando processos, o que reflete diretamente na melhoria dos resultados financeiros das seguradoras.

“Além do perfil da carteira, incluindo sinistros e comissões, há também dois aspectos importantes: as despesas administrativas, que vêm caindo nas seguradoras, em parte por conta do ganho de escala proporcionado pela tecnologia; e os juros. As seguradoras não vivem apenas do resultado da carteira de seguros, mas também da rentabilidade financeira, e os juros estão em um bom patamar. Esses dois aspectos, somados a uma rentabilidade técnica razoável, têm contribuído para a melhora dos resultados do setor”, afirma.

Sobre projeções futuras, o especialista reiterou que a economia brasileira está muito mais previsível, refletindo, dessa forma, no mercado. Para ele, a tendência para 2026 é que a economia do segmento permaneça estável, a menos que ocorram eventos imprevisíveis, como ataques cibernéticos, desastres naturais irreversíveis ou um novo cenário pandêmico.

“A economia brasileira, eu acho um ponto importante, tirando o tarifaço, está num processo muito tranquilo. a economia brasileira está muito previsível, e isso se espelha no mercado de seguros também. Tirando eventos extraordinários que ninguém pode prever, eu não vejo nada demais que possa mudar esse cenario”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar