Transformação no atendimento: IA nas vendas eleva taxa de conversão em até 38%
Dados apresentados pela Escale em evento com a Meta revelam como a tecnologia tem transformado a jornada de compra com automação e personalização nos setores de energia e telecom
Agentes de inteligência artificial (IA) têm ganhado protagonismo nas jornadas de compra ao automatizar tarefas, interpretar o comportamento do consumidor e atuar com foco em performance. Diferentes dos chatbots tradicionais, esses sistemas funcionam como agentes inteligentes estruturados, capazes de agir com base em contexto e autonomia em cada etapa do funil de vendas.
Ao combinarem IA generativa com dados proprietários, essas soluções proporcionam um atendimento mais personalizado e ampliam os resultados com abordagens mais precisas. Segundo a Escale, empresa especializada em jornadas digitais, grandes corporações no segmento de telecom e energia que adotaram essa tecnologia registraram aumento de até 38% nas taxas de conversão, além de ganhos expressivos na qualificação de leads comparado aos bots de primeira geração.
“O chatbot tradicional funciona como um fluxo rígido. É uma árvore de decisões binárias que tenta conduzir o consumidor até a resposta ou ação desejada. Esse modelo, apesar de funcional, frequentemente gera frustração por sua limitação e falta de naturalidade na interação. Já os Agentes de IA representam uma nova geração de interfaces: são dinâmicos, inteligentes e empáticos por natureza. Mas para serem verdadeiramente eficazes, precisam dominar profundamente o contexto do produto que vendem. O que temos observado é que soluções genéricas não funcionam. Agentes de IA que entregam resultado são aqueles bem treinados, com dados específicos do seu negócio, preparados para operar com profundidade em seu setor”, explica Ken Diamond, CEO e cofundador da Escale.
Além de impulsionar os resultados, a IA melhora a eficiência e gera economia operacional. “Hoje, é possível treinar um Agente de IA com um objetivo claro, contexto profundo sobre o produto e acesso a todas as ferramentas e ações necessárias para concluir diferentes etapas da venda. Não estamos falando de substituir 100% os vendedores humanos. Estamos falando de ter menos vendedores, mais estratégicos, focados nas partes mais importantes e de maior valor da jornada comercial”, acrescenta o executivo.
Esses dados foram apresentados em um evento exclusivo realizado no escritório da Meta, em São Paulo, que marcou o pré-lançamento do Point of View da Escale. A iniciativa, fruto da parceria entre Escale e Meta, reuniu líderes dos setores de telecomunicações, educação, energia, financeiro e seguros para discutir o papel estratégico da inteligência artificial nas jornadas de compra.
Durante o encontro, Ana Lara Cavaleiro (Product Marketing Manager, Business Messaging on WhatsApp), Mariana Netto (VP de Marketing da Kaszek), Ken Diamond (CEO e cofundador da Escale) e Diego Alvarez (CPO da Escale e cofundador da Strides) compartilharam insights sobre eficiência operacional, integração da IA ao core business, desafios técnicos e protótipos inovadores.
“Estamos apenas no início da adoção de Agentes de IA no ambiente corporativo. Que eles dominem o cenário de vendas é algo inegociável. O desafio, agora, será garantir educação e mecanismos de qualidade que assegurem uma aplicação responsável da IA nos negócios”, finaliza Ken Diamond.
Sobre a Escale
Fundada para transformar jornadas de vendas complexas, a Escale é uma sales tech que desenvolveu uma plataforma proprietária de AI Agents para criar experiências de vendas digitais através do WhatsApp e Voz otimizadas e mais eficientes. Em parceria com gigantes como a Meta, a empresa está na vanguarda da transformação digital, ajudando marcas a converter mais e reduzir custos operacionais. Com mais de 350 colaboradores, atende clientes como Itaú, Claro, Banco BV, C6 Bank, Nio (empresa da Oi) e Fit Energia (empresa do Grupo Santander), atuando nos mercados de telecomunicações, financeiro, seguros, energia e educação. Já captou mais de R$ 220 milhões de fundos globais como Kaszek, GFC, QED Investors e Redpoint Eventures, e só em 2024 entregou mais de R$ 2,1 bilhões em vendas para seus clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário