Soft skills no início da carreira: cinco razões para focar nelas
Especialista da Companhia de Estágios explica ganho de importância destas habilidades e compartilha dicas e filmes que inspiram aprendizados
Além do domínio de ferramentas tecnológicas como inteligência artificial e análise de dados, habilidades humanas, como empatia, comunicação, colaboração e inteligência emocional, também têm se tornado o verdadeiro diferencial no mercado de trabalho. Conhecidas como soft skills ou habilidades socioemocionais, elas ganham destaque em um cenário onde saber lidar com pessoas, se adaptar a mudanças e trabalhar em equipe é tão valioso quanto ter conhecimentos específicos.
“O intelectual Peter Drucker, referência em administração moderna, dizia que as pessoas são contratadas por habilidades técnicas e demitidas por comportamento. Mas agora, cada vez mais, as as empresas também priorizam critérios comportamentais durante as contratações”, afirma Ana Eliza Silva, coordenadora de Recursos Humanos da Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes.
O relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, reforça essa tendência ao destacar habilidades como criatividade, resiliência, curiosidade, pensamento analítico e influência social entre as mais valorizadas no mercado de trabalho até 2030.
Enquanto cursos, graduações e tecnologias aprimoram o conhecimento técnico, são as soft skills que garantem o brilho humano – aquele que move ideias, cria conexões, resolve impasses e transforma ambientes. A seguir, Ana Eliza aponta cinco motivos para que jovens profissionais comecem a desenvolver essas competências desde já. As dicas vêm acompanhadas de sugestões de filmes que, de forma leve ou inspiradora, ajudam a refletir sobre esse conjunto de habilidades que faz toda a diferença na jornada profissional.
1. Entender “quem sou eu como profissional?”
“Você não precisa saber tudo, mas precisa saber quem você é”, resume Ana Eliza. Para escolher bem onde atuar, em que tipo de equipe se encaixa melhor ou como pode contribuir com um projeto, o jovem profissional precisa identificar suas preferências comportamentais: é mais analítico ou criativo? Comunicativo ou introspectivo? Gosta de desafios ou prefere estabilidade? A partir deste conhecimento, poderá ser mais estratégico nas escolhas de carreira e construção de experiência de trabalho mais assertiva.
Dica prática: comece a nomear suas características. Faça testes de perfil comportamental, pratique a autoanálise (com psicoterapia, diários ou mentoria) e peça feedbacks sinceros de colegas, familiares e professores.
Filme que inspira: animação Soul (2020) da Disney/Pixar. No filme, um músico frustrado morre no dia em que deveria viver um salto na carreira e, no pós-vida, precisa refletir sobre o que realmente importa. É um mergulho em autoconhecimento, propósito, empatia e escuta interna.
2. Melhorar a comunicação e a habilidade argumentativa
Ter boas ideias não basta, é preciso saber compartilhá-las. A habilidade de se comunicar com clareza, de adaptar a linguagem conforme o ouvinte e de articular argumentos de forma construtiva é essencial em qualquer ambiente de trabalho, especialmente para quem está começando. “Não adianta dominar uma ferramenta se você não consegue explicar o que está fazendo ou entender o pedido de um líder ou de um cliente”, destaca a especialista. Isso vale tanto para um relatório quanto para uma conversa informal no corredor ou uma reunião com liderança. Comunicar-se bem também envolve saber escutar com atenção, interpretar o que o outro precisa e devolver uma resposta que demonstre compreensão, segurança e empatia. É nesse processo que se constroem relações de confiança, oportunidades de colaboração e uma imagem profissional sólida.
Dica prática: participe de projetos em grupo, grêmios estudantis, eventos acadêmicos, elabore seminários ou faça cursos de oratória. Uma simples apresentação em sala de aula pode ser seu laboratório.
Também é interessante aprender mais sobre o poder da imagem pessoal e profissional, o que antes era chamado de marketing pessoal. Sua postura, forma de se vestir, perfil nas redes sociais e até como se apresenta em reuniões impactam diretamente na forma como suas ideias são recebidas e lembradas. A ideia aqui não é se tornar padrão, mas ajustar imagem, comunicação e apresentação conforme suas ideias, perfil e ambições profissionais.
Filme que inspira: Uma Manhã Gloriosa (2010) traz reflexões sobre o papel desafiador da liderança, comunicação interpessoal e resolução. Nele, a protagonista é uma jovem produtora de jornal matutino que precisa aprender a equilibrar sua paixão pelo trabalho com a capacidade de lidar com pessoas difíceis.
3. Aprender a ser pró-ativo e colaborativo
Muitos jovens esperam uma tarefa designada ou têm medo de se expor. Mas quem propõe soluções, busca pessoas fora de sua área e se voluntaria para novos desafios se destaca. Ana Eliza cita o caso de uma estagiária de marketing que, diante de um problema com um mailing de contatos, foi até uma liderança da empresa, propôs alternativas e ainda aproveitou para conhecer melhor a área de RH, recebendo feedbacks positivos de duas lideranças da empresa — durante as trocas, foram destacados o comprometimento da estagiária e sua capacidade de resolução de problemas.
Dica prática: se envolva com outras áreas da empresa, peça reuniões rápidas para aprender com profissionais mais experientes. Quando possível, mostre-se disponível a participar de projetos ou atividades especiais dentro da empresa. Perguntar com humildade e iniciativa transmite maturidade, interesse e abre portas para mais oportunidades.
Filme que inspira: Estrelas além do tempo (2016). Baseado em uma história real, o filme mostra como três cientistas negras da NASA contribuíram para uma das maiores conquistas da corrida espacial, enfrentando racismo e barreiras institucionais.
4. Refletir sobre comportamento estratégico e diplomático
Num mercado cada vez mais instável, com mudanças constantes, metas agressivas e equipes diversas, o comportamento estratégico se torna essencial para quem está começando. “Se tem algo certo é que as mudanças virão. Então, ter inteligência emocional para lidar com imprevistos, saber se posicionar com equilíbrio e manter a calma sob pressão são habilidades que diferenciam os profissionais com potencial de liderança”, afirma Ana Eliza. Não se trata de ser passivo ou submisso, mas de aprender a interpretar o cenário, entender o momento certo de falar e de ouvir e tomar decisões com maturidade, exercitando a capacidade de ser flexível e adaptável. Jovens que desenvolvem essa leitura ampliada do ambiente e agem com diplomacia ganham confiança da equipe, evitam desgastes desnecessários e constroem reputações sólidas desde cedo.
Dica prática: pratique o “simulado emocional”. Relembre uma situação difícil e reflita como poderia ter reagido de maneira mais madura. Outra ferramenta poderosa é a escuta crítica e aprender a ouvir feedbacks com atenção, sem ficar na defensiva.
Filme que inspira: O Diabo Veste Prada (2006) o filme traz uma importante reflexão sobre ética no trabalho, saber impor limites, ter uma escuta crítica e entender como desenvolver postura profissional em ambientes hostis.
5. Aprender a estar presente e fazer networking
Muitos jovens subestimam a importância das conexões humanas no ambiente de trabalho, mas saber trabalhar em equipe, colaborar, pedir ajuda e compartilhar aprendizados é o que constrói redes de relacionamento profissional sólidas. “As melhores oportunidades surgem quando a gente se mostra disponível, curioso e aberto”, diz Ana Eliza. Isso pode acontecer numa conversa no café, numa reunião, ou ao pedir feedback a alguém de outro setor.
Dica prática: envolva-se em projetos voluntários, mentorias, grupos de estudos. Quanto mais interações você tiver, mais natural será desenvolver empatia e colaboração. Aprenda a perguntar: “como posso fazer melhor?” ou “como você faria no meu lugar?”
Filme que inspira: Um Senhor Estagiário (2015), no qual o personagem de Robert De Niro, mesmo sendo estagiário aos 70 anos, constrói laços com diferentes pessoas da empresa, ajudando colegas e oferecendo escuta e apoio.
SOBRE A COMPANHIA DE ESTÁGIOS
A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, realiza a emissão e administração de contratos de estágio, atuando como agente de integração. Além disso, oferece o programa Jovem Aprendiz, cuidando da formação dos jovens e até da folha de pagamento e benefícios para as maiores organizações do país. Com o propósito de fomentar a entrada de estudantes no mercado e guiar cada vez mais talentos e empresas para o amanhã, tem mais de 2 milhões de candidatos cadastrados em sua base. A empresa usa inteligência artificial, gamificação e processos no metaverso para proporcionar a melhor experiência aos candidatos das mais de 4 mil vagas que gerencia anualmente. É responsável pela construção de programas de atração de talentos para mais de 700 clientes, no Brasil e América Latina, entre eles, Boeing, Volvo, Pirelli, Clariant, Nissan, Bunge, e Alcoa. Atualmente, a Companhia de Estágios é a consultoria de recrutamento e seleção melhor avaliada pelos candidatos no Google e Facebook (4,9/5) e pioneira na certificação do GPTW 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Em 2021, 2022 e 2024 recebeu o prêmio Fornecedor de Confiança (Melhor RH). Em 2024, foi destaque no prêmio The Best Brands, da Melhor RH, na categoria Recrutamento e Seleção. Foi cTop 5 no Top of Mind de RH em 2024 e 2025. Mais informações em www.ciadeestagios.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário