Brasil,

Como o varejo pode inovar para enfrentar os desafios da economia atual

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giullia Reggiolli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Julio Bastos, CCO do Mission Brasil - Divulgação Julio Bastos, CCO do Mission Brasil - Divulgação

*Julio Bastos, CCO do Mission Brasil e especialista em negócios e varejo

Diante de um cenário de inflação persistente, queda na confiança do consumidor e aumento da competitividade, o varejo brasileiro vive uma de suas fases mais desafiadoras dos últimos anos. A combinação envolvendo margens cada vez mais apertadas, além de oscilações nas vendas exige dos varejistas decisões rápidas e estratégicas visando a sustentabilidade do negócio. É nesse contexto que a otimização de processos passa a receber uma atenção especial e ganha o protagonismo como ferramenta de sobrevivência e crescimento.

Impactado pela alta dos preços, o próprio consumidor precisou rever seus hábitos de compra, passando a priorizar itens essenciais e adiando gastos considerados supérfluos. Segundo estudo da APAS, realizado em parceria com a empresa de inteligência de mercado Scanntech, 71% dos brasileiros já alteraram seu comportamento de consumo por causa da inflação no último ano. Para o varejo, isso significa precisar saber lidar com os custos operacionais crescentes, mas também encontrar formas de garantir que a experiência do cliente seja, ao mesmo tempo, eficiente, acessível e personalizada para manter a fidelidade do público.

Do ponto de vista interno, o setor encara ainda uma pressão constante no que diz respeito ao corte de despesas de modo que não comprometa a qualidade do atendimento. Em dezembro de 2024, por exemplo, houve um saldo negativo de 536 mil vagas com carteira assinada no mercado de trabalho em geral, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O resultado foi o pior para esse mês desde a pandemia e também o segundo pior da série histórica, em termos proporcionais. Vale destacar que o mês de dezembro é um dos mais importantes para o varejo e serviços. Logo, a diminuição do número de vagas deixa claro a urgência das marcas na busca por modelos alternativos mais econômicos, sustentáveis e inteligentes.

É aí que a tecnologia entra em cena, trazendo consigo a possibilidade de ampliar drasticamente a produtividade dos varejistas sem que isso represente grandes investimentos. Por meio da automação de processos recorrentes, como por exemplo o controle de estoque e atendimento ao cliente, é possível redirecionar os recursos humanos em atividades de maior valor estratégico e de impacto. Indo além, com o uso de ferramentas digitais, as grandes marcas do setor conseguem alocar equipes com mais eficiência, reduzir desperdícios de tempo e melhorar a execução de tarefas operacionais.

Outra estratégia eficaz atrelada ao uso da tecnologia está na construção de uma estrutura baseada em dados em tempo real e inteligência de mercado. A partir do auxílio de plataformas analíticas e sistemas integrados, torna-se possível prever demandas, ajustar preços, personalizar ofertas e antecipar comportamentos de compra. Todos estes fatores são fundamentais para assegurar uma melhor experiência de venda ao consumidor, além da redução de perdas de produtores e otimização do giro de estoque. Não é à toa, portanto, que, segundo estudo da Salesforce, 73% dos varejistas brasileiros pretendem ampliar os investimentos em IA ainda em 2025.

O avanço inovativo, porém, não fica restrito somente ao uso de aparatos tecnológicos. Modelos baseados em força de trabalho sob demanda também vem ganhando espaço significativo no varejo competitivo. Contando com o serviço de equipes flexíveis e temporárias, o setor passa a atender picos específicos de demanda (como sazonalidades ou promoções) sem necessariamente arcar com os altos custos fixos de uma estrutura permanente. Apesar de não estar baseado na tecnologia, é importante destacar que o seu uso complementar pode ser fundamental por conta do amparo de importantes indicadores de desempenho, que contribuem para uma operação ainda mais eficiente.

A pergunta que fica, portanto, é: como o varejo pode utilizar a inovação em seu benefício a fim de assegurar inteligência e responsabilidade nas operações? Com as ferramentas e modelos de atuação corretos, torna-se possível reduzir desperdícios, aumentar produtividade, digitalizar equipes, além de tomar decisões mais estratégicas - tudo isso sem precisar comprometer o caixa com grandes investimentos. Diante de um mercado volátil e altamente competitivo, saber priorizar a eficiência pode ser o caminho da sobrevivência e da prosperidade.

*Julio Bastos é CCO do Mission Brasil, a maior plataforma de serviços recompensados do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar