Brasil,

Empresas brasileiras exigem conectividade segura além do bloqueio de provedores ilegais (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Caliman
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Daniel Tieppo, Diretor Executivo da HexaDigital - HexaDigital Daniel Tieppo, Diretor Executivo da HexaDigital - HexaDigital

*por Daniel Tieppo, especialista em cibersegurança e Diretor Executivo da HexaDigital

A recente decisão da Anatel de endurecer o cerco contra provedores de internet associados a organizações criminosas é, sem dúvida, um avanço importante para a segurança digital no país. No entanto, ela também expõe uma fragilidade preocupante: até que ponto medidas punitivas isoladas são suficientes em um cenário em que o crime organizado já opera com infraestrutura de tecnologia de ponta?

Do ponto de vista corporativo, esse alerta precisa ser levado a sério. É preciso entender que bloquear provedores maliciosos é apenas parte da equação. Se as empresas continuam operando com redes frágeis, desatualizadas e sem visibilidade adequada, estarão apenas adiando o inevitável: a violação de seus sistemas. O cibercrime não respeita fronteiras e muito menos estruturas vulneráveis.

Tenho acompanhado uma crescente preocupação das empresas em modernizar sua infraestrutura digital. Isso significa ir além do firewall tradicional. Soluções como redes privadas, observabilidade contínua, mecanismos de redundância e autenticação em múltiplos níveis já são realidade entre as organizações que desejam blindar suas operações. Estamos falando não somente sobre apenas reagir a ataques, mas antecipá-los.

Segurança digital não se faz com ações pontuais ou cortes emergenciais. É preciso adotar uma postura proativa, com visibilidade de ponta a ponta e integração total entre conectividade e proteção. A empresa que não tiver uma infraestrutura preparada para detectar e responder a comportamentos anômalos em tempo real está, inevitavelmente, mais exposta.

O endurecimento das regras por parte da Anatel é um passo importante. Mas, para conter de fato a atuação do crime digital, é necessário que o setor privado também faça sua parte, investindo em ambientes digitais resilientes, inteligentes e seguros desde a origem. Sem isso, seguiremos tratando os sintomas, e não a raiz do problema.

*Daniel Tieppo é especialista em tecnologia e telecomunicações, com mais de 20 anos de experiência no setor. Formado em Ciência da Computação e Gestão Comercial, construiu sua carreira em empresas como Olitel Telecom, Nokia, Vocalcom e Alcatel-Lucent Enterprise. Atualmente, é Diretor Executivo e cofundador da HexaDigital, empresa do grupo MakeOne focada em projetos de cibersegurança, infraestrutura e conectividade para empresas, onde lidera iniciativas estratégicas e representa a marca em grandes eventos do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar