Superintendente jurídico de seguradora destaca importância da ação preventiva: “A melhor defesa é a primeira oportunidade”
Com grande experiência na área jurídica, os profissionais defenderam o uso da mediação extrajudicial online no tratamento de ações que estão em tramitação no Poder Judiciário ou na esfera administrativa
Durante a participação no PodMediar!, podcast que fomenta o uso da mediação e outras formas de resolução de conflitos, o advogado e superintendente jurídico e sinistros de uma multinacional de seguros, Gustavo Natal, destacou os benefícios que constatou após utilizarem a mediação como principal ferramenta para encerrar processos e conflitos. A gerente jurídica, Patrícia Kalache, também participou do programa e apresentou alguns resultados alcançados pelo uso do instrumento de pacificação. “Nós tínhamos um run-off, de mais de R$ 100 milhões de provisão. Em um ano, isso foi pela metade. E se você para pra pensar, quanto eu gasto por mês de juros e correção monetária com R$ 100 milhões de reserva? Quanto isso custa para a companhia, deixar um bem imobilizado? E quando eu consigo em um ano reduzir esse valor, é uma redução absurda. É realmente fora de qualquer tipo de comparação que tem no mercado. Você tem ali quase a metade dos casos com mediação feita, com economia, uma provisão gigantesca, você não tem só uma economia na veia. Tem na reserva, como economia de projeção futura, se eu antecipei aquele processo, a duração desse processo, eu automaticamente deixei de pagar juros e correção monetária. Então, processos que durariam 12, 13, 5 anos, não importa, eu vou encerrar em uma semana”, revela Natal.
Com grande experiência na área jurídica, os profissionais defenderam o uso da mediação extrajudicial online no tratamento de ações que estão em tramitação no Poder Judiciário ou na esfera administrativa. “O nosso mantra agora é que a melhor defesa é a primeira oportunidade. Hoje o mercado segurador é um mercado muito tradicional, muito engessado e a gente começou a perceber sim uma necessidade de mudar isso. Acho que fomos a primeira seguradora a começar um movimento mais forte de mediação extrajudicial online. Está em pauta a cultura do cliente, a experiência do cliente. E a gente tem que fazer aqui um padrão de excelência, não só para vender o seguro, mas também tratar uma reclamação de seguro, isso a mediação faz muito bem”, revela o superintendente.
A gerente jurídica, Patrícia Kalache, esclareceu o contexto desafiador que é o Poder Judiciário. “A gente tem um cenário muito complicado no Poder Judiciário. Temos cerca de 80 milhões de processos judiciais pendentes. Se a gente pisca o olho, a cada segundo são 5 ações que são ajuizadas. Então, é um desafio muito grande para o Poder Judiciário, a gente sabe pelos dados do Conselho Nacional de Justiça que tem uma taxa de conversão de acordo de 12% apenas. O principal desafio é, como tirar essa sobrecarga do Poder Judiciário e dar mais vazão a essas demandas”, questiona Patrícia.
Diante dessa adversidade do Poder Judiciário, caracterizada pela sobrecarga de processos e pela morosidade, é possível observar que esse cenário provoca uma crescente insatisfação das partes, que frequentemente se veem em um processo judicial interminável, sem a garantia de uma resolução eficaz e satisfatória. Paralelamente, observa-se uma tendência em diversos setores: a valorização da experiência do cliente. Em um contexto em que a personalização e a celeridade são cada vez mais valorizadas, os clientes passam a buscar soluções que ofereçam uma experiência mais humana e centrada nas suas necessidades. Nesse sentido, a mediação se insere como uma solução estratégica, pois ao priorizar o diálogo e o consenso entre as partes, oferece uma via mais célere, econômica e menos desgastante, preservando, ainda, a qualidade do atendimento e a satisfação dos envolvidos. Dessa forma, a mediação desafoga o Judiciário e também atende à crescente demanda por uma valorização da experiência do clientee.
Neste episódio, os gerentes jurídicos Dr. Gustavo Natal e Dra. Patrícia Kalache, explicaram como transformaram a forma de finalizar disputas envolvendo a seguradora ao utilizarem a mediação extrajudicial, conquistando resultados expressivos em economia, celeridade e satisfação do cliente. Além disso, também foram reconhecidos com prêmios — incluindo Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça.
Sobre o PodMediar!:
O PodMediar! tem como objetivo fomentar e difundir conhecimento sobre o uso da mediação de conflitos e outros temas voltados à solução dialogada de controvérsias. O programa é apresentado pela advogada, mediadora e diretora da MediarSeg, Mírian Queiroz. Para ela, a mediação é uma ferramenta de empoderamento das partes em litígio e, por meio do PodMediar!, ela leva conhecimento para todos os cidadãos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário