Brasil,

Acidentes de trabalho: impactos lideram ranking das principais causas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Sales
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Operações logísticas estão entre os principais ambientes com acidentes de trabalho (FreePik) Operações logísticas estão entre os principais ambientes com acidentes de trabalho (FreePik)

Máquinas e equipamentos deixaram de ser principais causas de acidentes. Mas operações logísticas seguem como ambientes de risco

Os impactos contra pessoas e objetos se tornaram a principal causa de acidentes de trabalho no Brasil nos últimos dois anos. Os dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (Smartlab) foram divulgados logo após o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado no último domingo, 27 de julho.

Com 261 mil registros, os acidentes provocados por impactos contra pessoas e objetos passaram a representar 15,5% do total entre 2022 e 2024, ultrapassando os casos envolvendo máquinas e equipamentos, que contabilizaram 160.874 casos (9,53%) no mesmo período.

Os números atuais do Smartlab mostram uma mudança na tendência histórica observada entre 2012 e 2021, quando os acidentes com máquinas e equipamentos lideravam o ranking de causas notificadas pelo INSS.

Segundo as comunicações de acidentes de trabalho (CAT), enviadas ao INSS, os impactos contra pessoas e objetos englobam situações de contato físico entre uma pessoa e um objeto, seja este móvel ou fixo.

Também aparecem com destaque no levantamento mais recente os acidentes com veículos de transporte, que somaram mais de 144 mil ocorrências (8,55% do total). “Isso significa que as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil estão presentes em operações logísticas, o que demanda medidas preventivas urgentes no setor”, alerta Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em gestão de riscos e perdas na cadeia de suprimentos.

Ele destaca que os riscos de acidente são ainda mais elevados em operações em que máquinas e pedestres transitam pelo mesmo ambiente, como em armazéns, pátios e centros de distribuição.

Uma das tecnologias utilizadas para prevenir acidentes nessas situações é o sistema HIT-NOT. Desenvolvido por um ex-engenheiro da NASA, com tecnologia de campo magnético, o dispositivo cria uma zona de alerta invisível ao redor de máquinas e veículos como empilhadeiras. Sempre que um trabalhador entra nessa zona de risco – com um raio de até 30 metros -, o sistema emite alertas sonoros, visuais e de vibração, tanto para o operador da máquina quanto para o pedestre. Isso permite a prevenção de colisões em tempo real, mesmo em locais com pouca visibilidade, grande ruído ou movimentação intensa.

“A prevenção de acidentes não é apenas uma questão de segurança, mas também de economia e produtividade”, afirma Afonso Moreira. “Tecnologias como o HIT-NOT reduzem drasticamente os custos com afastamentos e indenizações, além de permitirem que as máquinas operem com mais liberdade, sem comprometer a integridade dos trabalhadores”, completa.

Segundo ele, a mudança no perfil dos acidentes de trabalho exige atenção redobrada de empresas e gestores. “Soluções inovadoras apontam o caminho para ambientes mais seguros e eficientes”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar