Associações de proteção veicular não cadastradas estão proibidas de operar e podem ser punidas
Autarquia afirma que seguirá com medidas cabíveis, podendo aplicar consequências previstas em lei
As associações de proteção patrimonial mutualista que não realizaram o cadastramento – entre os dias 30 de abril e 15 de julho no site da Susep – não podem mais operar e, caso não tenham encerrado as atividades, não terão os benefícios previstos na Lei Complementar nº 213/2025.
Dessa forma, a autarquia afirma que seguirá com medidas cabíveis, podendo aplicar consequências previstas em lei. “A Susep dará seguimento às ações pertinentes, tanto no âmbito administrativo como no âmbito judicial, estando tais associações sujeitas às sanções administrativas e judiciais previstas na legislação”, disse em entrevista ao Cqcs.
Além das que não se cadastraram, a autarquia ressalta que as associações que iniciaram as operações após a data de publicação da Lei Complementar 213/2025, 16 de janeiro deste ano, não podem ter operações de proteção patrimonial mutualista. Também não podem formar grupos de proteção patrimonial mutualista, pois, até o momento da redação desta matéria, não há administradora de proteção patrimonial mutualista autorizada a operar pela autarquia.
“A Susep atuará para que as associações que atuam com proteção patrimonial mutualista e que não se cadastraram interrompam suas atividades”, confirma a Susep.
Denúncia
Para verificar se uma associação que atua com proteção patrimonial mutualista efetuou o cadastro perante à Susep, acesse o Sistema de Emissão de Certidão ou a Consulta de Associações.
Caso uma associação não cadastrada esteja atuando com proteção patrimonial mutualista, é possível abrir uma denúncia perante a Susep, conforme consta na página Fazer uma denúncia sobre o mercado supervisionado pela SUSEP.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário