Digitalização das PMEs: como crescer com eficiência e ganhar vantagem competitiva
Especialista destaca como a automatização de processos pode aumentar a produtividade, reduzir custos e impulsionar a competitividade das PMEs
Embora a digitalização esteja transformando a forma como pequenas empresas operam no Brasil, o processo ainda esbarra em obstáculos importantes, especialmente a falta de informação sobre como e por que adotar ferramentas tecnológicas na gestão do negócio. Dados de diferentes estudos mostram que, apesar dos avanços recentes, muitos empreendedores ainda não conseguem identificar a digitalização como uma estratégia de crescimento e sobrevivência.
Segundo a 28ª Global CEO Survey, da PwC, 45% dos CEOs no Brasil acreditam que seus negócios não serão viáveis dentro de 10 anos se continuarem operando da mesma maneira. Ainda de acordo com o estudo, 52% dos líderes brasileiros relataram ganhos de eficiência com o uso de inteligência artificial generativa e 34% identificaram aumento de receita relacionado ao uso de tecnologias emergentes.
Para o setor contábil, a digitalização tem representado um ponto de virada. A adoção de soluções digitais, como emissão de nota fiscal automatizada, integração com plataformas de pagamento e acesso remoto a documentos fiscais, vem ganhando espaço entre micro e pequenas empresas. No entanto, o desconhecimento técnico e a resistência à mudança ainda dificultam a adesão em larga escala.
“Muitos empreendedores acreditam que digitalizar a contabilidade exige alto investimento ou conhecimento técnico, o que já não é verdade. Hoje existem soluções acessíveis e plataformas que cuidam de toda a parte complexa nos bastidores, permitindo que o empresário se concentre no que realmente importa, em seu negócio”, afirma o vice-presidente executivo de Serviços aos Clientes da Contabilizei, Charles Gularte.
A pandemia acelerou esse movimento. Um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a FGV identificou que, entre maio de 2020 e março de 2021, o número de pequenas empresas que utilizavam ao menos um canal digital para vendas cresceu de 59% para 69%. Muitas delas adotaram medidas emergenciais, como vender pelas redes sociais ou adotar marketplaces, mas sem planejamento estratégico.
“O que se viu foi uma digitalização por necessidade. Agora, o desafio é torná-la estratégica”, afirma Gularte. Segundo ele, a ausência de planejamento, o uso de ferramentas inadequadas e a falta de acompanhamento de resultados são erros comuns que podem comprometer os ganhos que a tecnologia oferece.
Outro ponto crítico é a segurança da informação. Apesar de 80% dos empreendedores afirmarem conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), apenas 5% dominam o tema, de acordo com uma pesquisa do Sebrae. A maioria ainda não tomou medidas práticas para proteger os dados de seus clientes, o que pode representar riscos legais e reputacionais.
“O papel do contador também mudou. Hoje ele é mais um parceiro estratégico do que apenas um emissor de guias. Nosso trabalho envolve análise de dados, planejamento financeiro e apoio na tomada de decisões”, explica o especialista.
Além da contabilidade, a digitalização influencia outras frentes do negócio. Com uma presença online estruturada, site, redes sociais, soluções de pagamento integradas e canais de atendimento digital, é possível aumentar a captação e retenção de clientes. A automação de tarefas também ajuda a reduzir erros e custos, ganhar tempo e melhorar a produtividade, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Para os pequenos negócios que querem começar, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado, entender o que a concorrência está usando e testar ferramentas. “Não se trata de digitalizar por modismo, mas de entender onde a tecnologia pode melhorar a operação e entregar mais valor ao cliente”, reforça o executivo.
“É necessário entender que a digitalização não deve ser vista como um projeto técnico, mas como uma estratégia de negócio. E quanto mais cedo o empreendedor compreender isso, mais chances de competitividade e longevidade de sua empresa”, finaliza.
Sobre a Contabilizei
Presente na vida de mais de 70 mil clientes e em mais de 50 cidades do Brasil, a Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil, líder em abertura de empresas e gestão de CNPJs, que oferece soluções completas, exclusivas e integradas em um único lugar para micro e pequenos empreendedores, além dos profissionais autônomos. A empresa existe para simplificar a vida de quem empreende e potencializar o futuro de cada cliente, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. Fundada em Curitiba, desde 2013 oferece tecnologia de ponta e a expertise de mais de 1.500 profissionais especialistas em diversas áreas para disponibilizar os melhores serviços contábeis, incluindo abertura de empresa facilitada e com a tributação adequada. Além disso, é especialista em gestão ao garantir suporte por meio do Contabilizei.bank, para a escolha e a manutenção de plano de saúde, soluções de cobrança e pagamentos, cartões PJ e empréstimos pré-aprovados para pessoa jurídica. Tudo isso pensado para o micro e pequeno empreendedor brasileiro e alinhado às suas necessidades em inúmeros ramos de atividade, como medicina, engenharia, tecnologia e marketing, entre outros.
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