Mercado Automotivo Deve Crescer Acima do PIB em 2025: 3 Dicas para Concessionárias
Marketing segmentado aliado à inteligência artificial é estratégia para aprimorar atendimento, otimizar pós venda e potencializar a conquista de clientes
Após um ano de forte crescimento, o mercado automotivo continuará acelerado em 2025. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros leves registraram um aumento de 14% em 2024 e a expectativa é continuar crescendo 5% em 2025 - número que ultrapassa a projeção de aumento anual de 2,5% do PIB, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Com o cenário, o marketing passará a ganhar ainda mais força no setor automotivo, com crescimento projetado de 6,3%, conforme aponta a Fenabrave. Dentre as principais tendências, o CRM aparece como prioridade para aperfeiçoar a gestão do relacionamento com clientes.
Além de otimizar processos e proporcionar um melhor atendimento ao cliente, o CRM é capaz de gerar uma base de dados capaz de identificar comportamento de consumo, motivações que efetivaram - ou impediram - uma compra, além de preferências demográficas dos consumidores, em recortes específicos como gênero, regionalidade, modo de vida, entre outros. Segundo Caio Nascimbeni, CEO da Syonet. referência em soluções tecnológicas para concessionárias de veículos no Brasil, a partir de um CRM proprietário e integrado com inteligência artificial, a marca foi capaz de ampliar o potencial de negócios das concessionárias em até 30%.
Para o executivo, identificar as necessidades de cada perfil de público é fundamental para efetivar conversões, mas criar estratégias para saná-las é tão importante quanto. “O CRM integrado com inteligência artificial é uma solução-chave para concessionárias que querem prosperar. Ela aponta os caminhos a serem percorridos. Quando aliada a outras estratégias de marketing, como a criação de sites personalizados, ferramentas de atendimento via Whatsapp e fidelização, as concessionárias ganham ainda mais destaque", diz.
O executivo separou três dicas práticas para auxiliar o segmento em 2025. Veja a seguir:
Invista em uma ferramenta de marketing para medir o ROI em campanhas feitas nas mídias sociais
Os anúncios pagos em plataformas como Google e redes sociais da Meta, como Facebook e Instagram, são uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade da concessionária e atrair pessoas que estão interessadas em comprar um carro, exibindo ofertas personalizadas com base no perfil e comportamento do público. Entretanto, é preciso sempre acompanhar os resultados de perto para evitar desperdícios de oportunidade e dinheiro investido. Com uma ferramenta de marketing voltada para análise de ROI (retorno sobre investimento), é possível mensurar o desempenho das campanhas, identificar quais palavras-chave geram mais conversões e ajustar estratégias para melhorar a rentabilidade.
Construa um site que converta mais leads
Segundo pesquisa da Neogrid em parceria com o Opinion Box, 55% dos brasileiros fazem compras na internet pelo menos uma vez por mês, por isso, investir em digitalização e em um site robusto é necessário para oferecer uma experiência de compra fluida e intuitiva. O site é uma vitrine digital e pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente. Para aumentar suas taxas de conversão, é importante investir em uma navegação e design intuitivos, além de ferramentas como o WhatsApp com IA, que agiliza o atendimento e qualifica o lead imediatamente. O tempo de carregamento da página, a otimização para SEO e conteúdos relevantes também influenciam na decisão dos consumidores. Quanto mais fluido, atrativo e de fácil conversão for para o usuário encontrar o que procura, maior será a chance de transformar visitas em clientes. .
Implemente ferramentas para fidelizar clientes a longo prazo
Manter os clientes próximos e engajados ao longo do tempo é um pilar importante para o crescimento sustentável de qualquer negócio. O CRM é uma plataforma que com automação de marketing, processos e estratégias de nutrição de leads ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes, oferecendo uma comunicação personalizada e soluções conforme às necessidades de cada um. Criando uma jornada de acompanhamento contínua, antecipando soluções, solucionando dúvidas, fazendo follow-ups estratégicos e ofertas exclusivas aumentam chances de fidelização e de que o cliente volte a comprar um carro na mesma concessionária quando decidir trocar de veículo.
Sobre a Syonet
Líder em soluções tecnológicas para concessionárias de veículos no Brasil, a Syonet fechou 2024 com um faturamento histórico de R$ 60 milhões, registrando um crescimento superior a 30% em relação ao ano anterior. Com uma plataforma única e completa para gerenciamento de vendas e pós-vendas, a Syonet oferece ferramentas que contribuem para a transformação digital do setor automotivo, com soluções que aumentam a eficiência de vendas nas concessionárias. Em 2024, a marca conquistou mais de 100 novos clientes e deu início ao seu processo de internacionalização, com a abertura de uma filial no México. Em 2025, a empresa projeta um novo crescimento de 30%, com a meta de alcançar R$78 milhões em faturamento. Para mais informações acesse o site.
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