Brasil,

Pesquisa revela que 85% dos consumidores desconfiam da segurança de seus dados pessoais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Welton Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa revela que 85% dos consumidores desconfiam da segurança de seus dados pessoais

Privacidade de dados, transparência na relação com cliente e segurança seguem como alguns dos maiores desafios da era da IA, de acordo com estudo da Twilio

A edição de 2025 do Relatório de Engajamento do Cliente, da Twilio, aponta que a confiabilidade e transparência seguem fundamentais para o consumidor e um desafio das empresas na era da IA. Apenas 15% dos consumidores confiam "totalmente" no que as marcas fazem com seus dados, o que implica que 85% deles têm dúvidas sobre a segurança e o gerenciamento responsável das suas informações pessoais.

Além disso, um fato alarmante é que 61% dos consumidores sentem que as marcas não se importam de verdade com seus dados pessoais, o que afeta diretamente o relacionamento entre essas partes. Isso é agravado pelo fato de que, para as empresas, manter a conformidade é um desafio real, e 90% delas admitem isso.

O relatório aponta que 53% das empresas já tiveram problemas de proteção de dados e privacidade e 51% têm dificuldade de lidar com questões de segurança virtual e redução de ameaças. “Mudar esse cenário é imprescindível e urgente. A confiança é essencial na relação entre uma marca e seu cliente, e para mantê-la é preciso ir além das expectativas. A IA abriu caminhos, mas ela ainda é alimentada por dados, que são centrais nas relações comerciais”, afirma Tamaris Parreira, Country Manager Brasil da Twilio. “É como diz a máxima: a confiança leva anos para ser construída e segundos para ser perdida”, finaliza.

Para a executiva, o cliente estar no centro da equação é fundamental na solução dessa situação. Embora seja uma situação delicada, os consumidores querem compartilhar seus dados quando há um retorno disso em personalização. Eles valorizam essa relação, mas é preciso estar atento aos tipos de dados que são compartilhados com mais segurança pelos clientes. Esses consumidores geralmente se sentem confortáveis em compartilhar informações básicas, mas quando se trata de dados mais pessoais, eles são mais reservados. Os tipos de informações pessoais que os consumidores têm menor probabilidade de compartilhar com as empresas são justamente seu nível de renda, suas atividades em redes sociais, sua localização, seu cargo e o status de seus relacionamentos.

O que é importante para garantir a confiança do cliente hoje

A nova edição do relatório da Twilio apontou que os fatores que moldam a confiança do consumidor estão mudando. Em 2024, a proteção de dados liderava as preocupações, com 62% dos consumidores afirmando que essa era a melhor maneira de uma marca conquistar sua confiança. Já em 2025, esse número chegou a 54%, ficando em terceiro lugar nas prioridades do consumidor.

A nova percepção é de que um atendimento ao cliente responsivo e a facilidade para realizar uma devolução ou receber um reembolso são as duas novas grandes preocupações dos consumidores, empatados com 55% das respostas dos entrevistados. É uma mudança bem grande no paradigma da confiança. “O foco agora é a confiabilidade, é ter de volta para si o que pode ser perdido, uma experiência confiável e, ao mesmo tempo, sem atritos. A confiança é construída por meio da consistência e da agilidade no atendimento. Os dados estarem seguros ainda é importante, mas estamos em uma era em que muito já é compartilhado. As relações de longo prazo têm certo destaque”, explica Tamaris.

É preciso conquistar a confiabilidade com o tempo, com constância. O relatório aponta que é preciso:

- Ser transparente sobre o uso dos dados, informando como as coletas de dados são feitas, como os dados são armazenados, sobretudo quando falamos de IA;
- Focar no atendimento rápido e eficiente;
- Manter a consistência em todos os canais de atendimento, sabendo esperar a resposta e a interação;
- Manter as promessas de proteção de dados e privacidade;
- Ser reconhecível ao cliente, mantendo sua marca nas comunicações, garantindo que a comunicação é oficial.

“Confiança, confiabilidade, segurança de dados, conquistar e manter clientes. Tudo isso faz parte da mesma equação e são pontos de atenção que precisam ser priorizados. Estamos em um momento em que não faltam dados. Mas ainda é preciso que não falte confiança”, finaliza Tamaris.

Sobre a Twilio

As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar