Brasil,

Da conformidade à estratégia: a nova era da Governança de Dados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kelly Mantovani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ricardo Maravalhas Ricardo Maravalhas

*Por Ricardo Maravalhas

Governança de Dados não é mais uma opção. É uma obrigação de empresas e líderes que desejam se destacar e manter a competitividade. Este mercado cresceu significativamente nos últimos anos. De acordo com o Regulatory Compliance Global Market Report 2025, a previsão é alcançar US$23,18 bilhões em 2025 e atingir US$32,93 bilhões em 2029, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 9,2%.

Levando em consideração que vivemos a era da informação, em um mercado altamente impactado pela transformação digital acelerada, esses dados podem ser considerados o novo petróleo, ou seja, são valiosos, estratégicos e, quando bem refinados, são capazes de gerar insights e impulsionar a inovação dentro das empresas.

À medida que as organizações amadureceram digitalmente, perceberam que a governança vai muito além do compliance. Atualmente ela se tornou uma alavanca para gerar valor agregado ao negócio. Líderes que estão antenados e acompanham as tendências, já entenderam que a governança passou a ocupar um papel estratégico, contribuindo para decisões mais assertivas, operações mais eficientes e inovações baseadas em dados confiáveis e bem gerenciados.

Em outras palavras, quando esses dados são “bem governados”, ou seja, são trabalhados com qualidade, são confiáveis, acessíveis e contextualizados, se tornam matéria-prima para iniciativas de Business Intelligence (BI), de Machine Learning e Inteligência Artificial (IA).

Além disso, quando a Governança passa a ser encarada como uma inteligência estratégica ela possibilita o uso de dados para a promoção de uma inovação contínua. Empresas que adotam esse modus operandis, conseguem, por exemplo, criar produtos personalizados; otimizar cadeias de suprimentos; automatizar decisões em tempo real, por meio de algoritmos específicos; e até mesmo monetizar dados, sempre de forma ética e transparente.

Por fim, no mundo atual, com transformações digitais cada vez mais profundas e velozes, acredito que veremos cada vez mais a governança atuando em sinergia com outras disciplinas, como arquitetura de dados, engenharia, analytics e TI, tornando-se uma verdadeira ponte entre o mundo técnico e o mundo estratégico.

O resultado que alcançaremos com essas conexões? Decisões mais inteligentes, riscos mitigados e oportunidades de negócio mais bem aproveitadas. Sua empresa já tem investido nesse novo caminho?

Ricardo Maravalhas é fundador e CEO da DPOnet, empresa com mais de 4.500 clientes, que nasceu com o propósito de democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) por meio de uma plataforma SaaS completa de Gestão de Privacidade, Segurança e Governança de Dados, com serviço de DPO embarcado, atendimento de titulares, que utiliza o conceito de Business Process Outsourcing (BPO) e IA integrada (DPO Artificial Intelligence).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar