Tragédia em Mato Grosso : A Importância da Contratação de Seguro para Peões de Rodeio (Destaque)
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dorival Alves de Sousa
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Neste sábado, 5 de julho, a comunidade de Nova Ubiratã, em Mato Grosso, foi abalada pela trágica morte do jovem peão de rodeio José Thaysson, de apenas 20 anos. O acidente ocorreu durante uma competição de montaria, quando o peão foi pisoteado por um touro e, apesar dos esforços da equipe médica presente, não resistiu aos ferimentos. A Arena Dream Team, responsável pela promoção do evento, lamentou profundamente a perda em suas redes sociais, destacando que a tragédia não afetou apenas um competidor, mas um amigo e irmão de arena.
Eventos de rodeio são uma tradição no Brasil, realizados quase diariamente em diversas regiões do país. No entanto, a maioria desses eventos ainda não contempla a contratação de apólices de seguro que garantam proteção aos peões e demais profissionais envolvidos. A realidade é que, até o momento, apenas o estado de São Paulo adotou medidas específicas para assegurar a proteção dos trabalhadores desses eventos. Em uma recomendação assinada pelo procurador do estado, foi enfatizada a necessidade de que os municípios implementem providências para evitar a responsabilidade por danos à saúde e segurança dos peões.
Entre as principais medidas propostas está a inserção de cláusulas trabalhistas nos editais de licitação e contratos com empresas que promovem eventos de rodeio. Essas cláusulas exigem o cumprimento de normas de saúde e segurança, além da obrigatoriedade de custeio de seguro de vida e invalidez, disponibilização de atendimento médico e estrutura adequada para a segurança dos trabalhadores nas arenas.
Entidades representativas dos peões de rodeio têm se manifestado sobre a precarização das condições de trabalho, alertando que os editais de licitação frequentemente não exigem a proteção necessária para os participantes. A tragédia com o jovem José Thaysson deve servir como um alerta para todos os organizadores de eventos de rodeio: a vida dos peões deve ser prioridade.
A legislação brasileira já estabelece um seguro obrigatório para os peões de rodeio, que cobre morte, invalidez e despesas médicas, conforme a Lei 10.220/01. É imprescindível que as seguradoras ofereçam planos específicos que garantam a cobertura das despesas médicas e indenizações adequadas, com valores que, em caso de fatalidade, não devem ser inferiores a R$ 100 mil.
Diante desse cenário, é crucial que os organizadores de eventos busquem informações e orientações sobre a contratação de apólices de seguro com profissionais ou corretores de seguros capacitados. Garantir a segurança dos peões de rodeio é uma responsabilidade compartilhada e um passo fundamental para evitar tragédias futuras. A vida e a saúde dos trabalhadores que se arriscam nas arenas precisam ser protegidas com seriedade e comprometimento.
Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros no Distrito Federal (Sincor-DF) e delegado representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Tribunal de Justiça do Tocantins Condena Corretor de Seguros por Falha em Atendimento a Idoso
- Corretor de Seguros Condenado a Pagar Mais de R$ 80 mil por Falha na Gestão da Apólice
- Sincor-DF: Um Processo Eleitoral que Reflete o Comprometimento dos Corretores de Seguros
- Não Somos Culpados por Tudo : Corretores de Seguros comemoram Decisão Judicial
- SUSEP Agora com Sede em Brasília: Novos Rumos para o Setor de Seguros no Brasil
- A Importância do Seguro para Bares e Restaurantes: Lições de um Caso Judicial
- STF Facilita Processos de Inventário: Sem Quitação Prévia do Imposto ITCMD
- Atenção, Corretores de Seguros: A importância da Assinatura do Proponente no Contrato
- Seguradora Aceita Risco e Depois Nega Sinistro: Justiça Diz PAGA!
- O Que a Justiça Diz sobre o Papel do Corretor de Seguros
- Como a Jurisprudência do STJ Protege a Corretora de Seguros Contra Processos!
- Justiça Condena Agência de Turismo por Sinistro em Seguro Viagem