Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Previdência complementar ganha adesão entre cooperados de instituições financeiras do Sul

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandra Domit
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Previdência complementar ganha adesão entre cooperados de instituições financeiras do Sul

No Brasil, onde 17 milhões de pessoas já são associadas a instituições financeiras cooperativas, milhares de cooperados vêm assumindo o protagonismo do próprio futuro ao aderir à previdência complementar, guiados por valores coletivos e pela educação financeira.

Um movimento relevante vem ganhando força entre os associados de cooperativas de crédito no Sul do Brasil: o crescimento da adesão à previdência complementar. Mais do que uma escolha financeira, trata-se de um novo comportamento — de pessoas que estão assumindo o controle do próprio futuro por meio do planejamento, da consciência e do apoio coletivo.

Para Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi, o fenômeno representa mais do que adesão a um plano: “A previdência complementar deixou de ser uma escolha apenas para os mais conscientes. Hoje, ela se tornou um pilar necessário e acessível para quem quer construir estabilidade no futuro”.

Na Viacredi, maior cooperativa de crédito singular do país que alcançou, no último mês, 1 milhão de cooperados, esse movimento já se traduz em números expressivos: em 2025, são 98.006 cooperados que aderiram ao Plano Prevcoop, administrado pela Quanta Previdência. Se compararmos a adesão entre os anos de 2020 e 2023, o número de cooperados cresceu 252,74%. Já na comparação de 2020 com 2025, o aumento foi de 531,48%.

“Os números crescem de forma constante”, comemora Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência, entidade que lidera o mercado de previdência associativa no Brasil e a quarta maior entre as entidades fechadas, contando com mais de 200 mil participantes ativos e 630 mil beneficiários.

Atualmente, 252 cooperados da Viacredi já recebem os benefícios do plano, seja por aposentadoria, invalidez ou pensão por morte. Denise explica que muitos cooperados trazem a portabilidade de outros planos e que a parceria com a Viacredi, ajudou a consolidar o Prevcoop como uma solução de planejamento de longo prazo, com foco em planejamento previdenciário, sucessão familiar e segurança financeira.

“A maior cooperativa do país acreditou nesse modelo. Hoje, os resultados estão claros: os cooperados estão mais preparados e mais confiantes em relação ao próprio futuro”, ressalta a CEO da Quanta.

Déficit crescente e aposentadorias no limite expõem fragilidade do sistema previdenciário

Já por outro lado, o déficit da Previdência Social saltou 60% entre 2015 e 2024, conforme dados do Tesouro Nacional corrigidos pela inflação. No ano passado, o rombo acumulado nos regimes geral e próprio — que incluem servidores públicos e militares — chegou a R$ 416,8 bilhões, frente aos R$ 260,6 bilhões registrados em 2015. Outro dado preocupante é que 28,5 milhões de aposentados e pensionistas recebem apenas um salário mínimo, representando 70% do total de benefícios pagos pelo INSS em dezembro de 2024, o que evidencia o desafio de manter o padrão de vida após sair do mercado de trabalho formal e da importância de optar por uma aposentadoria complementar para compor a renda.

Educação Financeira como motor de transformação

O diretor executivo da Viacredi explica que um dos principais desafios ao oferecer o plano de previdência é a baixa educação financeira no país. Segundo a Serasa, o Brasil atingiu em abril 76,6 milhões de inadimplentes, um aumento de 1,15% em relação ao mês anterior. As faixas etárias mais afetadas estão entre 41 e 60 anos (35,1%) e 26 a 40 anos (34%), justamente o público que deveria estar construindo sua base de reserva para o futuro.

Décio Isleb, consultor de negócios da Quanta Previdência, destaca que, ao ingressar em uma cooperativa, é comum que o cooperado busque inicialmente soluções de crédito. No entanto, é a previdência complementar que acaba se tornando o laço mais duradouro com a instituição. Ela transforma o relacionamento pontual em parceria de vida. “Os cooperados permanecem pela previdência. Ela fideliza porque entrega valor de verdade”, resume Décio Isleb.

Para Denise Maidanchen, a chave para o avanço da previdência complementar nas cooperativas está na educação financeira. O Prevcoop investe constantemente em treinamentos, palestras e ações educativas, com o objetivo de descomplicar o tema e mostrar que o futuro financeiro pode — e deve — ser planejado. “Mais do que um produto, o plano tem sido uma ferramenta de educação financeira e planejamento”, diz a CEO da Quanta Previdência.

Uma mudança de postura que se espalha

O crescimento da previdência complementar não é isolado e seguindo o caminho da Viacred tem se consolidado em outras cooperativas do Sistema Ailos desde 2018. Atualmente, o plano está presente em 13 cooperativas, que juntas somam mais de 1,7 milhão de cooperados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São elas: Viacredi, Viacredi Alto Vale, Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred e Únilos.

A Banricoop, com forte atuação no Rio Grande do Sul, também aderiu ao Prevcoop, reforçando o plano como uma referência nacional em previdência complementar dentro do cooperativismo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar