Falta de Confiança é Obstáculo para Adoção da Inteligência Artificial Generativa, Aponta Estudo
A Degreed, principal plataforma de aprendizagem com base em inteligência artificial para a transformação da força de trabalho, em parceria com a Harvard Business Publishing Corporate Learning, lançou um novo relatório de pesquisa global: Como a força de trabalho aprende GenAI em 2025. As descobertas revelam uma lacuna crítica de confiança na capacidade da força de trabalho de adotar a IA generativa (GenAI) de forma eficaz – apesar do impacto acelerado da tecnologia nas funções e nos fluxos de trabalho.
A pesquisa, feita com base em um levantamento de funcionários de todos os setores e regiões geográficas, mostra que, embora 48% dos profissionais esperem que a GenAI mude suas responsabilidades de trabalho, 78% não têm confiança para usar essas ferramentas de forma eficaz. Essa lacuna representa um risco para a produtividade e uma poderosa oportunidade para ganhos de desempenho quando abordada estrategicamente.
“As grandes empresas estão investindo bilhões em tecnologia de IA generativa. Mas, até agora, apenas uma fração desses investimentos está produzindo o retorno esperado. E a falta de experiência em GenAI é um dos maiores desafios”, disse Todd Tauber, vice-presidente sênior de Marketing da Degreed. “Portanto, nossa pesquisa se concentra no que é necessário para desenvolver essa experiência – concentrando-se no que as pessoas mais confiantes e fluentes fazem de diferente para aprender.”
Desenvolvendo habilidades de IA
A pesquisa apresenta um caso claro de negócios para desenvolver mais confiança nas habilidades de IA da força de trabalho. Aqueles que incorporam a GenAI em seu trabalho diário têm 12 vezes mais chances de se sentirem muito confiantes em usar a tecnologia para obter resultados comerciais. Esses colaboradores não são especialistas em IA; em vez disso, são funcionários de várias funções que usam a GenAI para automatizar, sintetizar e resolver.
Os usuários muito confiantes de GenAI são:
- 1,3 vezes mais propensos a aprender no trabalho;
- 2 vezes mais propensos a usar a GenAI diariamente;
- 4 vezes mais propensos a aplicá-la a problemas reais;
- 77 vezes mais propensos a obter valor mensurável com o uso da GenAI.
Organizações devem possibilitar a aprendizagem no fluxo de trabalho
A pesquisa também revela que desenvolver a fluência em GenAI não se trata apenas de acesso – trata-se de criar o ambiente certo para desenvolver essas habilidades. As organizações que apresentam maior progresso são aquelas que:
- Definem claramente como a GenAI altera funções e responsabilidades;
- Incorporam o aprendizado estruturado e prático da GenAI nos fluxos de trabalho diários;
- Alinham a liderança em RH, TI e T&D para apoiar uma adoção confiante e consistente.
“Uma das conclusões mais importantes dessa pesquisa é que a confiança na GenAI não se trata apenas de habilidade técnica – trata-se de mentalidade e apoio”, disse Lisa Tenorio, vice-presidente sênior de Inovação de Produtos da Harvard Business Publishing Corporate Learning. “O aprendizado acontece melhor quando as pessoas são incentivadas a experimentar, aplicar e refletir em seu ambiente de trabalho real. Os líderes precisam criar as condições certas para que isso aconteça.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário