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Inovação e prevenção: Grupo Care Plus transforma jornada do paciente com dados e IA

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Tecnologias permitem o monitoramento de mais de 130 condições clínicas, aprimorando, assim, a experiência do beneficiário

O avanço da digitalização e da inteligência artificial tem redefinido a forma como as pessoas se relacionam com a saúde suplementar, especialmente no segmento premium. Sob o propósito de ajudá-las a viverem vidas mais longas, saudáveis, felizes, e criar um mundo melhor, o grupo Care Plus se destaca ao reforçar a importância de investir em soluções que unem acesso, personalização e eficiência operacional.

A operadora vem consolidando um modelo de cuidado que combina tecnologia e acompanhamento clínico especializado. Um exemplo disso é a plataforma de saúde digital Blua, que integra o programa Mental Health, telemedicina, telepsicologia, telepsiquiatria, programas de prevenção, agendamento de consultas e coleta de exames, e um teste de bem-estar baseado em inteligência artificial. Com mais de 5 mil atendimentos online mensais e taxa de resolutividade acima de 90%, o uso da plataforma reduz a necessidade de atendimentos presenciais, e vem gerando uma economia estimada de R$ 15 milhões para a companhia.

A inteligência artificial também tem ganhado espaço na jornada de cuidado. O grupo Care Plus já utiliza algoritmos que identificam mais de 130 condições clínicas com base nos padrões de dados dos beneficiários. “Hoje, conseguimos atuar de forma proativa em pacientes com risco identificado. Nossa plataforma também oferece soluções com regras simples, como alertar beneficiários com exames em atraso, o que pode contribuir para o rastreamento oncológico, por exemplo”, destaca Ricardo Salem, diretor da Saúde da companhia. Ele também menciona o lançamento previsto para 2025 do Symptom Checker (Mediktor), ferramenta de IA que auxilia na interpretação de sintomas e na busca por atendimento adequado.

Além do cuidado digital mediado por profissionais de saúde, a experiência dos beneficiários também é ampliada por programas de informação e engajamento, que ajudam a consolidar uma cultura de autocuidado e prevenção. “Temos observado uma mudança clara no comportamento das pessoas, que estão cada vez mais engajadas com a própria saúde e buscando mais prevenção do que tratamento. No segmento premium, esse movimento se destaca pelo acesso facilitado a tecnologias e informação de qualidade”, afirma Salem.

Essa mudança de comportamento tem sido acompanhada por soluções que integram tecnologia ao acompanhamento contínuo da jornada do paciente. No Personal System, por exemplo, pessoas com doenças crônicas têm acesso ao FreeStyle Libre, parcialmente subsidiado pela operadora, para monitoramento da glicose em tempo real, o que facilita ajustes no tratamento e previne complicações. Para avaliações clínicas remotas, a Care Plus disponibiliza o TytoCare, que permite a realização de exames como ausculta e análise de garganta, ouvido e pele. Já a ferramentas de Teste de bem-estar, baseada em inteligência artificial, analisa sinais vitais e dados faciais, apoiando decisões clínicas e antecipando riscos, dentro de uma lógica de cuidado mais preventivo e personalizado.

Para garantir segurança e transparência, o grupo criou, em 2024, uma área dedicada à Governança em IA, integrada ao time Jurídico e com foco em segurança, ética e privacidade, em linha com as melhores práticas internacionais. “Sabemos que, para habilitar qualquer solução em IA, é preciso antes ter uma base sólida. Por isso, investimos fortemente em cloud, estruturação dos dados e algoritmos confiáveis”, completa o diretor.

No segmento premium, onde o acesso a serviços personalizados e tecnologia de ponta é um diferencial, a combinação entre prevenção, digitalização e gestão integrada tem se mostrado essencial. Ao incentivar o engajamento dos beneficiários com suas próprias jornadas de cuidado e investir em ferramentas que promovem diagnósticos precoces e intervenções assertivas, a companhia, que é líder no segmento, reforça seu papel na construção de um modelo de saúde mais eficiente, centrado no paciente e sustentável a longo prazo, de ponta a ponta.


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