Brasil,

Transição climática será o tema central da Conseguro 2025, com presença de autoridades

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Conseguro 2025, maior evento do setor de seguros no país, será realizada no dia 27 de maio, no World Trade Center, em São Paulo. Organizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o encontro terá como eixo central a seguinte provocação: como os seguros podem contribuir para o futuro do Brasil?

A edição deste ano se destaca ao inserir o setor segurador nas discussões sobre transição climática, tema que ganhará ainda mais relevância com a realização da COP30 , Conferência das Nações Unidas para o Clima, marcada para novembro, em Belém, capital amazônica escolhida como sede do evento global.

Ao todo, estão previstos cinco painéis e duas apresentações com keynote speakers, reunindo executivos de seguradoras, corretores, representantes de empresas de tecnologia, escritórios jurídicos, autoridades públicas e outros nomes de destaque do setor, nacionais e internacionais.

Abertura contará com autoridades do setor jurídico e econômico

A cerimônia de abertura contará com a presença de personalidades de peso, como o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal; Alessandro Octaviani, superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep); Dyogo Oliveira, presidente da CNseg; e Armando Vergílio, presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor).

Painel sobre segurança jurídica abordará avanços e desafios

Logo após a abertura, será realizado o painel sobre a importância da segurança jurídica para o desenvolvimento sustentável do setor. Participarão do debate o ministro Fux, a diretora jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal, e o advogado José Roberto Sampaio, especialista em direito securitário.

Entre os pontos discutidos, estarão os desafios do ambiente regulatório e a necessidade de segurança jurídica para ampliar o acesso da população aos instrumentos de proteção e à inclusão financeira.

Mudanças climáticas em pauta: seguros como agentes estratégicos

Um dos destaques da programação será o painel O Papel do Setor de Seguros no Enfrentamento da Transição Climática, que discutirá os impactos dos desastres naturais e as estratégias para fortalecer a resiliência social diante do agravamento dos eventos extremos.

Com moderação de Ney Ferraz Dias, presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o painel contará com a participação do deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), da diretora-executiva da COP30, Ana Toni, da subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Reis, além de Edward Lange (Sancor Seguros Brasil) e Pedro Farme de D’Amoed (Guy Carpenter).

A importância do tema ficou evidente diante das tragédias climáticas recentes no Brasil. Só em 2023, os desastres no Rio Grande do Sul deixaram 183 mortos, escancarando a urgência por soluções integradas de mitigação e adaptação.

“O setor segurador tem papel estratégico na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, oferecendo mecanismos que contribuem para reduzir vulnerabilidades e fortalecer a resiliência da sociedade”, destaca a organização do evento. “Desde 1990, o Brasil registrou mais de 64 mil ocorrências relacionadas a desastres naturais, com uma média de mais de 4 mil casos por ano nos últimos quatro anos.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar