NR-1: especialista alerta para riscos psicossociais no ambiente de trabalho
A nova regulamentação expressa claramente que o gerenciamento de riscos deve abranger os fatores psicossociais relacionados ao trabalho
A alteração na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), inicialmente prevista para entrar em vigor em 15 de maio, teve seu prazo prorrogado para 26/5. A mudança destaca a importância de considerar os fatores de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A arquiteta e urbanista, engenheira de segurança do trabalho e professora da Universidade Santo Amaro (Unisa), Elaine Peixoto, ressalta a relevância dessa exigência para trabalhadores, organizações e para a sociedade como um todo.
Em 2022, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicaram diretrizes sobre saúde mental no trabalho. Entre os dados divulgados, destaca-se que, anualmente, são perdidos 12 bilhões de dias de trabalho devido à ansiedade e à depressão, gerando um custo estimado de um trilhão de dólares para a economia global, refletindo-se diretamente na perda de produtividade (WHO, ILO, 2022).
Segundo Elaine, fatores como cargas de trabalho excessivas, exigências contraditórias, falta de clareza nas funções e ausência de participação nas decisões podem ter impactos significativos na saúde dos trabalhadores. “Esses fatores devem ser identificados, os riscos avaliados e medidas de prevenção implementadas, pois podem afetar tanto a saúde física quanto mental dos trabalhadores, além de impactar negativamente as organizações e a sociedade”, afirma a especialista. Essas ações integram o gerenciamento de riscos em saúde e segurança, com foco na prevenção de adoecimentos relacionados ao trabalho — situações equiparadas a acidentes de trabalho.
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho lista diversos exemplos de fatores de riscos psicossociais, incluindo:
- Cargas de trabalho excessivas.
- Exigências contraditórias e falta de clareza nas funções.
- Falta de participação nas decisões que afetam o trabalhador.
- Falta de controle sobre a forma de execução do trabalho.
- Má gestão de mudanças organizacionais.
- Precariedade nas condições de trabalho.
- Comunicação ineficaz.
- Falta de apoio de chefias ou colegas.
- Assédio psicológico e sexual.
- Pressões de clientes, pacientes, estudantes, entre outros.
No Brasil, empresas que contratam trabalhadores sob o regime da CLT são obrigadas a cumprir as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. A alteração na NR-1, aprovada em agosto de 2024, estabelece que “o gerenciamento de riscos ocupacionais deve abranger os riscos decorrentes dos agentes físicos, químicos, biológicos, de acidentes e aqueles relacionados aos fatores ergonômicos, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho”.
Com isso, as empresas devem identificar e gerenciar não apenas riscos como ruído e exposição a substâncias químicas, mas também os riscos psicossociais. “As empresas estão se mobilizando para atender a essa exigência estipulada na NR-1”, observa Elaine. A NR-17, que trata da ergonomia, reforça ainda que as condições de trabalho devem ser adaptadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores, destacando a importância de um ambiente laboral saudável e seguro.
Sobre a Universidade Santo Amaro (Unisa)
Com 55 anos de atuação, a Universidade Santo Amaro – Unisa está entre as principais Instituições de ensino privado do país, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima, conceito cinco. Atualmente, a Unisa oferece mais de 190 cursos Presencias e A Distância (EAD), entre Graduação, Pós-Graduação — Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado — e Extensão. Ao todo, são mais de 40 mil alunos em 4 campi no estado de São Paulo e 450 Polos de Apoio EAD em todo o Brasil. Com o propósito de transformar e contribuir para uma sociedade justa, igualitária e sustentável, a Unisa investe em pesquisas e projetos de responsabilidade social. Anualmente, a Instituição realiza mais 500 mil atendimentos à comunidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário