Brasil,

Low-Code e Sustentabilidade: Como o Código Verde Está Moldando o Futuro das Empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Low-Code e Sustentabilidade: Como o Código Verde Está Moldando o Futuro das Empresas

*Por Ricardo Recchi

Nos últimos anos, a sociedade tem se tornado cada vez mais consciente dos desafios ambientais que enfrentamos. E, na indústria da Tecnologia da Informação, essa mentalidade não podia ser diferente. Por isso, empresas, desenvolvedores e líderes tecnológicos buscam formas de reduzir o impacto ambiental na criação das aplicações. Não à toa, a consultoria Gartner, previu que, até 2027, 25% dos CIOs (Chief Information Officer) de TI terão sua remuneração vinculada a resultados de impacto tecnológico sustentável.

Nesse cenário, o uso de plataformas Low-Code para o desenvolvimento de software tem sido visto como uma das soluções mais promissoras para tornar a tecnologia mais sustentável. Conhecidas por aumentar a produtividade e simplificar o processo de desenvolvimento, essas ferramentas focam na criação de software mais eficiente e demandam menos recursos, reduzindo significativamente o impacto ambiental das aplicações que usamos todos os dias. Mas como isso acontece na prática?

O código gerado pelo Low-Code é otimizado automaticamente, o que significa que as aplicações demandam menos processamento, armazenamento e recursos computacionais, resultando em uma menor necessidade de infraestrutura, o que diminui a quantidade de energia necessária para mantê-la em funcionamento.

Além disso, a automação de processos no desenvolvimento Low-Code permite que as empresas adaptem suas soluções de forma mais ágil a novas demandas, sem precisar de grandes reconfigurações ou atualizações constantes. Com isso, a longevidade das soluções tecnológicas é aumentada, evitando o desperdício de recursos que ocorreriam em um cenário de software obsoleto. Em outras palavras, menos tempo gasto no desenvolvimento e na manutenção de código significa menos energia consumida ao longo do ciclo de vida da aplicação.

Também é importante lembrar que a utilização de nuvens públicas e privadas em plataformas Low-Code permite que as empresas aproveitem infraestruturas escaláveis e sustentáveis. Ou seja, ao invés de depender de servidores locais, o que implica maior consumo de energia e custos elevados, o uso da nuvem pode reduzir significativamente a pegada de carbono das operações.

O Low-Code também facilita a integração com soluções de IoT (Internet of Things) e monitoramento inteligente, otimizando o uso de recursos físicos e digitais.Assim, é possível desenvolver aplicações que garantem o funcionamento eficiente dos sistemas, reduzindo o consumo de energia e a necessidade de intervenção humana constante. Isso sem contar que o Low-Code permite a entrega de aplicações leves e ágeis, que consomem menos dados e energia, sem comprometer a experiência do usuário.

Em um momento em que os impactos ambientais das tecnologias são cada vez mais discutidos, é hora de repensarmos a forma como desenvolvemos e consumimos software. A adoção de plataformas Low-Code é um caminho para ganhar produtividade e inovação. Ao mesmo tempo em que se constrói um futuro digital, melhorando a eficiência dos sistemas, é possível contribuir para um futuro mais sustentável reduzindo o consumo de energia.

*Ricardo Recchi regional manager Brasil e Portugal da GeneXus, empresa especializada em plataformas Enterprise Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da Inteligência Artificial.

Sobre GeneXus

A GeneXus by Globant, é uma empresa líder em plataformas de desenvolvimento de software Low-Code.

Em 2022, a empresa foi adquirida pela Globant, solidificando sua posição como parte integrante do grupo de empresas da multinacional para fortalecer ainda mais sua presença global e seu compromisso com a inovação tecnológica.

Como parte da Globant X, que é a divisão de produtos e plataformas, a GeneXus soma mais de 30 anos de experiência, tem sede no Uruguai e escritórios no Brasil, México, Estados Unidos e Japão, e se tornou a principal plataforma de desenvolvimento de software corporativo, permitindo que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente.

Sua abordagem única para a criação de aplicações flexíveis baseadas em modelagem, geração e iteração, combinada com suporte para uma ampla variedade de bancos de dados e linguagens de programação, torna a GeneXus by Globant uma solução ideal para fechar a lacuna entre as infraestruturas de TI legadas e as novas tecnologias.

A empresa ainda mantém foco significativo nas últimas novidades da IA-Generativa, integrando esses recursos em suas ferramentas Low-Code para proporcionar soluções cada vez mais avançadas e alinhadas com as demandas do mercado de tecnologia.

Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de nove mil empresas e 150 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, assim como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar