Governança Corporativa na Era da Tecnologia: O Que Todo Líder Precisa Saber Agora
* Por Rodrigo Cantelli
Prosperar no mercado atual é praticamente impossível sem um investimento significativo em tecnologia. Entretanto, capital, por si só, não é uma estratégia. As empresas também precisam dominar a incorporação da tecnologia em seus processos e conduzir o negócio em meio a inovações contínuas. Isso exige novas competências tanto nos comitês executivos quanto nos conselhos de administração.
Durante meus programas no MIT e na Columbia University, aprofundei-me em uma das questões mais urgentes enfrentadas pelos líderes hoje: como governar e conduzir organizações em uma era de tecnologias e dados exponenciais? Este artigo reúne algumas dessas reflexões.
A ascensão meteórica das ferramentas digitais, em especial a IA, revelou um abismo cada vez maior entre os modelos tradicionais de governança e as realidades de tomada de decisão em um mundo orientado pela inovação. Conselhos e equipes de liderança não podem mais se limitar à supervisão de riscos e compliance. Precisam moldar ativamente a inovação, a ética de dados e a transformação tecnológica, sem jamais perder de vista o elemento humano.
Dessa jornada, destacaram-se três imperativos de liderança:
Repensar a Governança além da Conformidade
A governança não pode ser reativa; precisa ser proativa, dinâmica e integrada ao processo de inovação. No MIT, aprofundei-me em Frameworks como IA Responsável que são essenciais não somente para evitar riscos, mas também para gerar vantagem competitiva, garantindo transparência, explicabilidade e prestação de contas conforme as decisões se automatizam.
Formação de Conselhos e Lideranças Competentes em Tecnologia
Um ponto relevante aprendido em Columbia é que a fluência tecnológica tornou-se uma competência necessária do conselho. Ciber-risco, governança de dados e tecnologias emergentes requerem o mesmo rigor que finanças ou questões legais. Capacite os conselheiros atuais ou traga perfis capazes de desafiar e orientar a estratégia tecnológica.
Priorizar Confiança e Inovação Centrada no Humano
Transformação é, acima de tudo, uma questão de confiança. Práticas éticas, design centrado no usuário, transparência e comunicação clara determinam a aceitação dos stakeholders. Vencerão as organizações que alinharem inovação tecnológica a valores sociais, não as que buscarem eficiência a qualquer custo.
Implicações nos negócios
Para além da governança, os impactos tecnológicos estão redefinindo as dinâmicas de negócio. Por exemplo:
- Queda drástica no custo de processamento, colocando o poder de um supercomputador no bolso das pessoas e transferindo a infraestrutura para a nuvem.
- Big Data onipresente, tornando a análise em tempo real o novo mínimo competitivo.
- Novos modelos de negócio prosperam- Everything-as-a-Service, fintechs, marketplaces digitais - tudo graças à redução de barreiras de entrada.
- Ciclos de produto encolhem de anos para semanas, aumentando a pressão competitiva e premiando a agilidade.
- Riscos emergentes: demanda energética dos data centers, escassez de talentos e dilemas de ética de dados e IA responsável.
Crescimento Exponencial da Tecnologia
Essa aceleração nos negócios e na governança só é possível graças ao pano de fundo tecnológico que evolui em ritmo exponencial.Vivemos uma transformação sem precedentes. O gráfico abaixo demonstra como a capacidade de processamento, e junto às grandes ondas tecnológicas das últimas décadas, cresceram de forma exponencial.
**tecnologias no gráfico: Mainframe, PC, Cloud, Smartphone and AI.- . - Divulgação
Liderar uma organização orientada por tecnologia e inovação exige mentalidade dupla: inovação ousada e governança responsável. O futuro pertence a quem dominar ambos os papeis e atualizar seus modelos de governança. A hora de agir é agora; quem abraçar essa mudança não apenas sobreviverá à era da IA, e as demais que vierem, mas liderará o processo!
*Rodrigo Cantelli é um executivo sênior, VP de Varejo na Sucesu SP e CEO na Domo Inovação.
**tecnologias no gráfico: Mainframe, PC, Cloud, Smartphone and AI.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário