Dia do Profissional de Marketing: Como a Tecnologia e a IA Estão Revolucionando o Trabalho dos Profissionais de Marketing
No dia 8 de maio é celebrado o Dia do Profissional de Marketing, data que reconhece os responsáveis pelas estratégias de posicionamento, relacionamento e crescimento das marcas. Em um mercado cada vez mais digital e competitivo, esses profissionais têm ferramentas tecnológicas como importantes aliadas para lidar com os desafios da rotina e tomar decisões mais estratégicas. Não por acaso, uma pesquisa do IAB Brasil, em parceria com a Nielsen, aponta que 80% dos profissionais da área já utilizam a IA em suas atividades.
Automatização de campanhas, personalização de conteúdo, análise de dados em tempo real e previsões de comportamento do consumidor são algumas das transformações promovidas pela tecnologia no setor. O marketing atual é mais analítico, ágil e orientado por dados, exigindo novas competências e um olhar mais conectado entre criatividade e inovação.
Diante desses avanços, especialistas em marketing destacam como a IA e outras tecnologias têm ajudado no cotidiano das organizações. Confira:
Para Cristian Gallegos, Diretor de Marketing na Skymail, empresa destaque em cloud computing, segurança digital e serviços de e-mail corporativo & colaboração, “O profissional de marketing que compreender que a IA é uma aliada estratégica para ampliar sua capacidade de atuação tende a não ser substituído. O ganho em produtividade, geração de insights e profundidade analítica é simplesmente exponencial. Na Skymail, nossas iniciativas e estudos com IA, no marketing, nos posicionaram como um verdadeiro agente de transformação interna. Temos apoiado e auxiliado na geração de soluções baseadas em IA para áreas como financeiro e gente & gestão — departamentos que antes tinham pouca familiaridade com tecnologia. Os resultados são inegáveis e têm acelerado a cultura de inovação em toda a empresa”, afirma.
Estela Teodoro, Gerente de Marketing da Luby, consultoria de desenvolvimento de software com atuação global, “A inteligência artificial já é parte essencial do marketing moderno, gerando ideias, acelerando processos e ampliando a criatividade. O diferencial está no olhar estratégico dos profissionais que direcionam a tecnologia para gerar valor real. A IA potencializa resultados, mas é a inteligência humana que cria conexão, propósito e significado”, comenta.
Nesse sentido, Caroline Meneghelli, Diretora de Marketing da B2B Match, complementa: “Os próprios agentes de IA vieram para ficar e não fazer nada sobre esse movimento é entrar em negação e, consequentemente, ficará ultrapassado. Por isso é preciso aceitar e estudar melhor as novas ferramentas, usar a IA para solucionar atividades burocráticas e deixar os profissionais de marketing fazerem o que fazem de melhor, ou seja, usar a criatividade e sensibilidade humanas, nos dando mais tempo para fazer aquilo que mais amamos: criar”.
“A inteligência artificial vem revolucionando o marketing, impulsionando a criatividade e a produtividade nas agências. Com ela, é possível organizar e criar pautas com mais estratégia, enriquecer reuniões com ideias relevantes e gerar copys mais assertivos para campanhas. Mais agilidade, mais inovação, mais resultados”, complementa Fabio Avelar, sócio diretor da ICOM Marketing.
"Vejo três avenidas principais para o uso estratégico da inteligência artificial no marketing: automação de tarefas repetitivas, geração de conteúdo em escala e personalização preditiva, que alinha mensagem, momento e perfil do usuário. Ainda estamos avançando rumo a um cenário onde assistentes e interações conversacionais serão protagonistas — e, quando isso se consolidar, o ganho de produtividade será transformacional." diz Pedro Filizzola, Diretor de Marketing e Vendas da Alloyal.
Por sua vez, para Flávio Santos, CEO e co-fundador da MField, empresa especializada em economia e marketing da influência, a AI auxilia na criação de novas estratégias e insights, trazendo dados mais precisos sobre as campanhas. “Hoje, o time de curadoria artística alia o networking e entendimento de mercado com as soluções de tecnologia. O processo é humanizado de ponta a ponta e os dados entram para credibilizar as pesquisas. A vivência do profissional não pode ser descartada, é claro, mas a tecnologia dá respostas que transformam esses dados em uma análise mais efetiva, somando experiência de mercado, networking e histórico de campanha”, finaliza.
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