Qual o Papel da Tecnologia no Planejamento de Compras no Varejo?
Por Luana Silva
Entre os pilares para garantir o sucesso do varejo, está o planejamento de compras. Afinal, mais do que uma simples atividade administrativa, essa é uma estratégia que impacta, diretamente, no desempenho, lucratividade e, principalmente, no crescimento do negócio.
Ano após ano, o setor varejista vem crescendo. Segundo o IBGE, em 2024, as vendas do segmento fecharam com alta de 4,7%, marcando o melhor desempenho desde 2012. No entanto, diferentemente de outros setores, o varejo lida, constantemente, com as sazonalidades do mercado.
Isso é, diariamente, a vertical precisa se organizar levando em conta quais os dias da semana que têm maior alta de vendas, feriados, estações, datas comemorativas, entre outras tendências. Com isso, cabe ao setor a missão de realizar as compras das mercadorias a serem revendidas de forma assertiva, do contrário, este excesso ou falta pode ocasionar prejuízos para o negócio.
No entanto, mesmo compreendendo essa importância, algumas empresas ainda sofrem na hora executar o planejamento de compras, devido a fatores como a falta de visibilidade em tempo real, falta de acesso rápido a informações consolidadas, indicadores desatualizados ou incompletos, mix de produtos mal definidos e utilização do feeling baseado na teoria de “sempre foi assim”.
Diferentemente de outras áreas, o varejo precisa estar preparado todos os dias da semana, pronto para atender ao público a qualquer hora. Esse contexto diminui a margem de erros, ressaltando a importância de investir em uma abordagem precisa e eficiente, algo que pode ser obtido com o uso da tecnologia.
Levando em conta os critérios que envolvem o planejamento de compras do varejo, por meio de recursos tecnológicos, torna-se possível executar ações como previsão de demanda mais precisa com o uso de dados internos, simular cenários de compras, centralizar informações que ajudem no open to buy em tempo real, resultando no melhor equilíbrio para o abastecimento assertivo de itens e produtos a serem revendidos.
Contudo, é preciso enfatizar que a tecnologia é um meio. Ou seja, nenhuma ferramenta tem o poder de solucionar os problemas da empresa, bem como cada negócio possui suas particularidades. Sendo assim, de nada adianta contratar uma ferramenta, sem que ela tenha aderência ao negócio.
Deste modo, é indispensável que o setor busque investir em soluções especializadas na vertical, que entendam o modelo de negócio varejista e auxiliem desde a gestão de verbas, compras, emissão de alertas de melhores e piores produtos, até o agendamento de entregas, grade de produtos, alocação e marcação de preços.
Tendo esse controle bem definido e o apoio da tecnologia, torna-se possível executar um planejamento de compras eficaz, evitando que haja excesso ou ruptura de estoques, uma vez que todas as etapas serão realizadas com base em análises corretas, a fim de guiar para o melhor resultado.
Embora quando falamos sobre o uso de recursos de tecnológicos e suas vantagens, isso brilhe os olhos de todo varejista, para que se tenham resultados de fato, é importante realizar uma mudança cultural na organização. Estamos diante da era da transformação digital, mas alguns negócios ainda têm resistência em mudar – algo que, no atual dinamismo do mundo, se mostra como uma necessidade. Certamente, mudar esse mindset não é uma tarefa fácil, mas com o apoio de uma consultoria especializada, o caminho pode se tornar menos desafiador.
A expectativa é que o varejo continue a crescer e migre, cada vez mais, para uma operação multicanais. Na prática, isso exige que o setor invista em recursos que apoiem no planejamento de compras, de forma que supra a demanda do público, garantindo uma boa experiência para os clientes. Quanto a isso, a tecnologia sempre será uma aliada, mas é preciso começar a preparar, desde já, a jogada e sair na frente com resultados ainda melhores.
Luana Silva é Especialista SAP para varejo e e-commerce da ALFA.
Sobre a ALFA Consultoria – SAP Gold Partner
A ALFA se destaca como a consultoria que mais cresce no ecossistema SAP para o Middle Market nos últimos 6 anos. Com mais de 180 clientes ativos no Brasil e no exterior e uma equipe de mais de 150 consultores especialistas, a ALFA tem um histórico sólido de entregas de alto valor. Além disso, já recebeu mais de 38 prêmios de excelência da SAP e gravou mais de 30 vídeos de cases de sucesso em diversos segmentos de mercado.
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