Brasil,

O desafio de se preparar para um futuro em constante mudança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bartira Betini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Vitor e Gilberto, do DCPC - Divulgação Vitor e Gilberto, do DCPC - Divulgação

Por Vitor Azambuja e Gilberto Barroso*

Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial revela que 22% dos empregos atuais devem desaparecer até 2030. Esse movimento, impulsionado principalmente pelo avanço tecnológico, já começa a chamar a atenção do setor educacional. Afinal, a educação tem um papel fundamental nesse cenário: além de impulsionar a produtividade, precisa preparar os profissionais para as novas realidades do mercado.

Por outro lado, o estudo também projeta a criação de 170 milhões de novos empregos, especialmente em áreas como Inteligência Artificial, Big Data, redes e segurança cibernética, além de valorizar o pensamento criativo e as habilidades individuais. Diante dessa perspectiva, as escolas precisam ampliar sua abordagem e preparar os alunos para um mercado onde o trabalho em equipe será essencial. Cada um vai precisar aprender a trabalhar em um time integrado, mas com habilidades diferentes.

Além das transformações tecnológicas, fatores como incertezas econômicas, mudanças geopolíticas, transição verde e novas dinâmicas demográficas também influenciarão a criação de profissões até o fim da década. Nesse contexto, o papel dos professores se torna ainda mais estratégico. Ao incorporar essas tendências em suas abordagens, eles não apenas preparam os alunos para um mercado em evolução, mas também incentivam o desenvolvimento de novas competências. Para isso, é fundamental que os educadores acompanhem como as novas carreiras se conectam às questões globais.

Um exemplo de iniciativa que prepara os alunos para as profissões do futuro é a metodologia Criando Juntos, do programa De Criança Para Criança (DCPC). Esse método acompanha o desenvolvimento dos estudantes desde a infância, estimulando a criatividade, a inovação e o protagonismo. Com foco tanto no crescimento individual quanto no trabalho em equipe, a abordagem coloca a criança no centro do aprendizado, oferecendo ferramentas para que ela explore seu potencial e desenvolva habilidades essenciais para o futuro.

O programa De Criança Para Criança já transformou mais de 3 mil histórias criadas por alunos em animações, promovendo aprendizado e inovação. Por meio da metodologia Criando Juntos, a iniciativa leva recursos tecnológicos para escolas ao redor do mundo, preparando os estudantes para as profissões do futuro. Além de explorar novas ferramentas, os alunos desenvolvem roteiros sobre temas diversos, como conflitos históricos, questões ambientais e sustentabilidade, ampliando seu repertório e estimulando a criatividade.

*Gilberto Barroso e Vitor Azambuja são especialistas em educação e fundadores do De Criança Para Criança, startup que coloca os alunos no centro do aprendizado, transformando histórias em animações educativas e que hoje além do Brasil atua na Europa, com sede na Finlândia e escolas parceiras lá, na Espanha, Dinamarca, Alemanha e Ucrânia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar