Seguro patrimonial: Como ele garante a tranquilidade de hoteleiros e hóspedes
Na hora de planejar uma viagem, além do destino a ser escolhido, um dos pré-requisitos é procurar um lugar seguro para se hospedar. E a segurança não diz respeito apenas ao local onde o estabelecimento está localizado, mas se ele também oferece proteção caso algo inesperado ocorra. Nesse sentido, o assunto também se torna uma prioridade para os hoteleiros, que devem contratar um seguro patrimonial voltado para o hotel. Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a busca pelo produto registrou alta no mês de fevereiro. O seguro acumulou cerca de R$ 1,17 bilhão, o que representa um crescimento real de 19,80%, em comparação com o mesmo período de 2024.
Com coberturas específicas para o segmento, a apólice garante proteção ao patrimônio (prédios, instalações, equipamentos) em caso de incêndio, explosão, implosão e outros - mesmo que se iniciem fora do local segurado. E também aos bens e valores dos hóspedes, lucros cessantes, responsabilidade civil, entre outras coberturas adicionais, que o empresário pode contratar de acordo com as necessidades de cada operação.
Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, aponta que o produto é voltado para hotéis, resorts e pousadas. “Independente do tipo de negócio, é importante ter a proteção ideal para caso ocorra algo inesperado e assim conseguir reduzir os possíveis custos e prejuízos”, aponta.
A Diretora também destaca que o seguro evita que o hoteleiro precise ou encerre as atividades devido a um incêndio ou vendaval, por exemplo. “Nós tivemos um cliente que por conta de uma queda de raio teve dois geradores queimados e mais de R$ 200 mil em risco. Com a cobertura certa, o hotel recebeu a indenização, evitou prejuízo no caixa e impacto na operação”, conta. “A proteção manteve a continuidade e, ainda por cima, protegeu a imagem do negócio”.
Entre as principais vantagens do seguro para hotéis estão: serviços emergenciais 24 horas para o estabelecimento, como encanador, eletricista, limpeza e reparos em máquinas de lavar e secar roupas, ar-condicionado e telefonia; danos morais derivado de danos materiais ou corporais causados a terceiros; e seguro específico para acidentes pessoais dos hóspedes, com cobertura dentro ou fora das dependências do hotel, incluindo despesas médicas e hospitalares.
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