Susep participa do evento “Proteção Patrimonial Mutualista em Face da Nova Lei Complementar nº 213/2025”
Marco legal traz mais transparência, segurança e sustentabilidade para o modelo mutualista
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani e pelos Diretores Carlos Queiroz e Airton Almeida, participou do evento “Proteção Patrimonial Mutualista em Face da Nova Lei Complementar nº 213/2025”, nesta segunda-feira (28), em Brasília (DF).
O evento foi promovido pela Federação Estadual das Mútuas do Estado de Minas Gerais (FEMG) em parceria com o Conselho Federal da OAB, e teve como objetivo reunir autoridades e especialistas para debater os efeitos da nova legislação sobre o modelo mutualista no Brasil.
Também compareceram ao encontro: o Ministro do Excelso Supremo Tribunal Federal, Doutor Kassio Nunes Marques; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Doutor João Otávio de Noronha; Desembargadores Federais do TRF1, Néviton Guedes, Rafael Paulo, Pablo Zuninga Dourado e Desembargador Federal do TRF6, Flávio Boson; Deputados Federais Reginaldo Lopes e Vinicius Carvalho; o Subsecretário de Reformas Microeconômicas e Regulação Financeira do Ministério da Economia, Vinicius Brandi; e o Procurador-Geral da OAB, Doutor Sérgio Leonardo.
Publicada em janeiro, a Lei Complementar nº 213/2025 estabeleceu um marco legal para a atuação dos grupos de proteção patrimonial mutualistas e das cooperativas de seguros e, promovendo avanços importantes para o setor. A nova legislação ampliou as possibilidades de atuação das cooperativas, que agora podem operar em todos os ramos de seguros privados, salvo restrições específicas, e instituiu as administradoras de operações de proteção patrimonial mutualistas, que serão responsáveis pela gestão dos interesses dos associados, mediante autorização e supervisão da Susep.
A lei também integrou os grupos de proteção patrimonial mutualistas e as cooperativas de seguros e ao Sistema Nacional de Seguros Privados, reforçando a necessidade de autorização prévia e de cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Susep. Além disso, incorporou princípios de proteção ao consumidor e de sustentabilidade socioambiental e climática, prevendo a adoção de uma supervisão proporcional ao porte, perfil de risco e relevância sistêmica das instituições. Outro avanço importante foi o fortalecimento do regime sancionatório aplicável, com a elevação dos valores das multas, que podem chegar a R$ 35 milhões, e com a previsão de penas mais rigorosas para dirigentes que descumprirem as normas do setor.
Durante o evento, os participantes destacaram a relevância dessas mudanças para fortalecer o ambiente de negócios, garantir maior segurança jurídica às entidades mutualistas e ampliar a proteção dos consumidores, promovendo um mercado mais dinâmico, transparente e sustentável.
O Superintendente Alessandro Octaviani ressaltou que a nova legislação contribui para a Política Nacional de Seguros e reforçou a importância da atuação estatal na organização do setor. “É uma atividade de captação de poupança popular, que envolve a confiança dos consumidores nos fornecedores. A presença do Estado é essencial para ordenar adequadamente o tipo de prestação e suas consequências para a economia como um todo”, destacou.
Carlos Queiroz destacou a importância do cadastramento obrigatório das associações de proteção veicular, que deve ser feito dentro do prazo legal de seis meses. Segundo o Diretor, esse registro é essencial para que a Susep possa conhecer melhor esse segmento e, com isso, desenvolver ações mais adequadas para garantir segurança e transparência.
Queiroz também reforçou a disponibilidade da autarquia para ouvir os atores do mercado durante a regulamentação “A Susep está aberta a ouvir. O processo de regulamentação vai ser democrático, inclusive por meio de consultas públicas, para a devida análise das sugestões da sociedade”, esclareceu o Diretor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário