NR-1 atualizada: saúde mental no centro das preocupações empresariais
A nova regulamentação, que entra em vigor em maio de 2025, amplia o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) para incluir a prevenção de riscos psicossociais, como estresse e assédio moral.
A partir deste ano, as empresas brasileiras precisarão adotar uma nova abordagem em relação à saúde mental no ambiente de trabalho. Com a atualização da Norma Regulamentadora 01 (NR-01), o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) passa a incluir a identificação, avaliação e prevenção de riscos psicossociais — como estresse, ansiedade, assédio moral, entre outros fatores que afetam diretamente o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.
Essa nova exigência entra em vigor em caráter educativo a partir de 26 de maio de 2025. Até maio de 2026, não haverá aplicação de multas relacionadas a esse item da norma. O período de transição tem como objetivo permitir que empresas e profissionais se adaptem gradualmente, esclareçam dúvidas, participem de capacitações e ajustem suas práticas antes da obrigatoriedade definitiva.
A nova NR-01 reflete a crescente preocupação com a saúde mental no ambiente corporativo, ampliando o conceito de risco ocupacional. Além dos riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, agora as empresas deverão implementar medidas preventivas e de controle que visam criar ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.
Entre as principais ações exigidas estão a elaboração de planos de ação para combater jornadas exaustivas, cobranças abusivas e contextos de abuso moral ou sexual, além de programas de promoção da saúde mental. Também serão necessárias avaliações periódicas para identificar fatores de risco psicossocial e monitorar a eficácia das ações implementadas.
Para apoiar as empresas nesse processo, a Aliant, referência em soluções para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG, e a Protiviti, consultoria global especializada em gestão de riscos, compliance, ESG, cibersegurança, privacidade, auditoria interna e investigação empresarial, uniram forças para elaborar um eBook completo sobre a nova NR-01. O material aborda em detalhes as principais mudanças da norma e oferece orientações práticas para que as organizações se adequem de forma eficiente e segura.
“Os Canais de Denúncias desempenham um papel fundamental na prevenção e na identificação de irregularidades trabalhistas, incluindo assédio e violação das normas de segurança e saúde ocupacional. Empresas que implementam, gerem e comunicam esses canais de forma eficaz, conseguem mitigar riscos e criar um ambiente de trabalho mais seguro e transparente. Neste sentido, além de atender a NR-01, essas ações também atendem a Lei 14.457/22 – que trata da importância do canal e de treinamentos para combate e respostas a denúncias de assédio”, afirma Yaniv Chor, Diretor de Serviços Gereciados da Aliant.
A adequação à nova NR-01 representa, além de uma questão de conformidade legal, uma oportunidade para as organizações investirem no bem-estar de seus colaboradores. Empresas que adotam uma abordagem estratégica na gestão de riscos ocupacionais reduzem passivos trabalhistas, aumentam a produtividade e contribuem para a construção de ambientes de trabalho mais positivos e sustentáveis.
“Conhecer os riscos psicossociais possibilita a empresa a trabalhar em frentes preventivas e reativas (apurações) frente a saúde mental de seus profissionais. No reativo, ou seja, situações que já causaram impactos à saúde mental do profissional, uma apuração bem conduzida dá espaço para entendimento do cenário e adequação de sanções e demais ações que visem estacar a ocorrência, tratar o ambiente para evitar novas situações e garantir que a vítima consiga se restabelecer psiquicamente e, consequentemente, profissionalmente. Já numa frente preventiva fornece conhecimento e ferramentas para minimizar impactos, ou até evitar, que potenciais situações cheguem ao ponto de afetar de fato a saúde mental do profissional. Grande parte das denúncias de assédio que chegam aos canais da empresa poderiam ter sido evitadas caso esses riscos psicossociais já estivessem mapeados e endereçados”, explica Juliana Godinho, Gerente Sênior da Protiviti.
De acordo com Jefferson Kiyohara, Diretor de Compliance, ESG e Governança da Protivit, a adequação dos negócios à NR-01, mais do que uma questão de conformidade legal, é um incentivo para as organizações promoverem ambientes positivos de trabalho, contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. “Empresas que adotam uma abordagem estratégica na gestão de riscos ocupacionais não apenas garantem a segurança dos trabalhadores, mas também reduzem passivos trabalhistas e aumentam a produtividade. E, neste contexto, são fundamentais as ações de combate ao assédio, discriminação e racismo, bem como as ações de promoção da saúde mental”, ressalta Jefferson.
Sobre a Aliant
Com mais de 25 anos e atuação global, a Aliant é especializada em soluções completas para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG. Pertencente a holding ICTS, a empresa é líder em ética, compliance e ESG, e também a única do setor a conquistar o selo Pró-Ética seis vezes consecutivas. Além disso, a Aliant é responsável pela maior pesquisa sobre denúncias corporativas na América Latina, acolhe mais de 4 milhões de pessoas; atende mais de 3 mil clientes em 70 países, com suporte em 15 idiomas; tem mais de 240 mil relatos registrados por ano; mais de 90 mil testes de integridade aplicados; e mais de 150 mil diligências realizadas.
Sobre a Protiviti
A Protiviti é uma empresa global de consultoria, com 85 escritórios em 25 países e mais de 7.000 profissionais, atendendo 60% das empresas da FORTUNE 1000® e 74% das 100 maiores empresas do Valor 1000®. Reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1,5 bilhão, atua por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. No Brasil, é representada pela ICTS, consultoria empresarial que oferece serviços especializados em gestão de riscos, compliance, ESG, cibersegurança, privacidade, auditoria interna e investigação empresarial, sendo reconhecida como Empresa Pró-Ética desde 2015. Combinando expertise profunda, excelência na execução e capacidade de transformação, a empresa entrega soluções que enfrentam riscos e desafios estratégicos, protegendo e maximizando o valor das organizações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário