Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empresas SaaS precisam se integrar com IA e não concorrer com ela, revela especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Lucas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Divulgação 77Sol Divulgação 77Sol

Ainda de acordo com o executivo, avanço da IA exige estratégias inovadoras para que o modelo SaaS se mantenha competitivo

Em meio a incertezas sobre a coexistência dos Softwares as a Service (SaaS) e a Inteligência Artificial, torna-se evidente que essas tecnologias devem evoluir de forma integrada, em vez de se enfrentarem como concorrentes. É o que revela Giovanni Nicola, Diretor de Tecnologia e Produto na 77Sol.

Segundo ele, o avanço da IA deve ser visto como uma oportunidade para as empresas SaaS aprimorarem suas soluções e diferenciarem-se no mercado. “A chave da questão está em usar a IA como assistente, não de forma substitutiva. Ou seja, a integração é fundamental nesse momento”, aponta. “As companhias que não se adaptarem correm o risco de ficarem para trás, tanto em termos operacionais quanto na qualidade do serviço prestado”, completa.

Ainda segundo o especialista, as empresas que oferecem funcionalidades básicas podem, de fato, perder espaço para plataformas que integram IA de forma inteligente. “No entanto, a IA por si só não substitui o valor agregado que uma empresa SaaS oferece em termos de experiência do usuário, confiabilidade, suporte e integração com o ecossistema do cliente”, explica Nicola.

Para ajudar as empresas SaaS nesse processo, o executivo da 77Sol elencou três dicas de integração. Confira:

Personalização Inteligente

A ideia é aplicar a IA para personalizar a experiência do cliente, podendo ser com a direção de passo a passo para cada necessidade, otimizando processos burocráticos, tirando dúvidas e até mesmo interagindo de acordo com as solicitações de forma individualizada. “Com algoritmos avançados, é possível recomendar soluções sob medida para cada usuário, otimizando processos e reduzindo o tempo de resposta. Além disso, a automação de tarefas repetitivas libera os profissionais para se concentrarem em decisões estratégicas”, destaca Nicola.

Na prática, já vemos uma crescente no uso de assistentes virtuais para suporte ao cliente, facilitando a interação e garantindo maior eficiência. Soluções como o ChatGPT podem ser incorporadas para atender a demandas internas e externas, aprimorando a operação sem a necessidade de desenvolver um sistema do zero.

Automação estratégica

Para aumentar a produtividade e aproveitamento do time interno, além de melhorar a entrega, também é possível implementar a IA para tarefas repetitivas, mantendo o fator humano para as decisões mais estratégicas. “Com as automações certas, conseguimos até extrair sugestões e ideias de melhores práticas ou estratégias para otimizar processos vindas da IA, mas estas, no final das contas, a decisão fica por conta da equipe. O ponto-chave é entender que a IA não substitui a estratégia, mas ajuda a torná-la mais eficiente e personalizada, quando bem aplicada", pontua o especialista.

Análises preditivas

Com a capacidade de analisar dados com uma velocidade muito superior à do ser humano, a IA pode prever quais funcionalidades os clientes mais precisam com base no comportamento de uso, além de detectar riscos para prevenir problemas antes que eles aconteçam.

Pensando no cliente final, a IA também é capaz de antecipar novas necessidades e ajudar a otimizar a experiência dentro da plataforma, identificando padrões de comportamento relevantes para a atualização e eficácia do SaaS. “Oferecer um software que está sempre atualizado e em busca de resolver problemas ainda nem identificados pelos clientes é um diferencial e tanto para o mercado", conclui Nicola.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar