Brasil,

Videotelemetria reduz acidentes e custos em gestão de frotas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  JRS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Diretor de produto da Delta Global destaca os benefícios da tecnologia para segurança e eficiência operacional

A videotelemetria tem se consolidado como uma das principais ferramentas adotadas por empresas para prevenir acidentes e reduzir custos operacionais na gestão de frotas. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os acidentes de trânsito geram um prejuízo anual de R$ 50 bilhões ao país, sendo que 90% dessas ocorrências são causadas por falha ou imprudência humana. Nesse contexto, soluções que contribuam para melhorar o comportamento dos motoristas tornam-se essenciais.

Para Nilton Cunha, diretor de produto da Delta Global, a videotelemetria não apenas promove uma condução mais segura, como também impacta diretamente na redução de custos operacionais. “Tecnologias como a videotelemetria permitem o monitoramento constante do comportamento do condutor e do ambiente ao redor do veículo, identificando sinais de risco como sonolência, uso do celular e iminência de colisões. Além das economias indiretas com a redução de afastamentos por lesões, ela também ajuda a evitar fraudes, reduz o uso de franquias de seguro, minimiza o desgaste da frota e contribui para a economia de combustível”, afirma.

Hoje, um dos módulos mais procurados da plataforma de gestão Delta Fleet é o Delta Fleet Cam, solução de videotelemetria que combina inteligência embarcada com análise de dados em tempo real. Integrado aos outros módulos da plataforma, o Fleet Cam se conecta com informações da telemetria veicular, da identificação de motoristas e dos dados históricos de desempenho. Com isso, é possível cruzar, por exemplo, um evento de risco captado pela câmera com dados do veículo (velocidade, frenagem, aceleração), com o trecho da rota e até com o perfil comportamental do motorista. Esse ecossistema permite automatizar a emissão de alertas com base em critérios personalizados, gerando relatórios analíticos e até classificação de risco por tipo de operação, horário ou condutor.

Com base em dados objetivos, as empresas podem realizar uma gestão eficiente de treinamentos, direcionando orientações para quem realmente precisa. E como os alertas são gerados de forma automatizada e acompanhados por vídeos que comprovam a ocorrência, eles facilitam a análise dos casos e a tomada de decisão. “É a inteligência do sistema que transforma dados brutos em ações práticas e preventivas”, ressalta Cunha.

Outro recurso do Delta Fleet Cam que tem chamado a atenção das empresas é o ranking de motoristas, que classifica os condutores com base em dados consolidados de eventos de risco, alertas e tempo de condução. “Com a videotelemetria, esse ranking ganha uma camada visual que facilita o entendimento do contexto de cada evento, o que contribui para um feedback mais individualizado, humaniza a gestão e fortalece as ações de capacitação. As empresas podem usar essas informações para reconhecer boas práticas, corrigir comportamentos de risco e até criar programas de incentivo baseados em performance”, conclui Cunha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar